A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem é um tecido com propriedades mediais entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina. Pode ser identificada nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos, e na sínfise pubiana.
Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura.
O disco intervertebral é uma “esponjinha” que fica entre duas vértebras, sendo uma espécie de amortecedor da coluna. ... Esse disco é formado por um núcleo pulposo arredondado, de consistência gelatinosa semilíquida, composta por mucopolissacarídeos. Este núcleo pulposo tem uma enorme capacidade de reter água.
Os discos intervertebrais são capazes de suportar forças compressivas, rotacionais e de flexão aplicadas sobre a coluna.
O disco intervertebral cervical Na articulação entre as vértebras C1 e C2, não existe essa estrutura. Desta forma, os discos somente estão presentes entre C2 e C7.
O disco intervertebral consiste de duas partes; uma porção periférica de fibrocartilagem, o anel fibroso e uma parte central, mucóide, o núcleo pulposo.
Coluna lombar (L1 a L5) – região da cintura Na região baixa, você vai encontrar a coluna lombar com suas cinco vértebras lombares, que são chamadas de Lombar 1 (L1)1, L2 até a Lombar 5 (L5).
A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, apresentando a seguinte divisão:
Na verdade, é a parte inferior da coluna vertebral, uma região entre a região torácica e a região sacrococcigiana. Existem cinco vértebras lombares, e são elas que formam nossa coluna lombar. Podemos nomear as cinco vértebras de l1, l2, l3, l4 e l5.
Vértebra L2 - Vertebra LII.