Para desentupir, misture água morna com uma pitada de sal não iodado, que é bactericida e dissolve o muco. Junte as mãos em forma de cuia e aspire a solução. O líquido substitui descongestionantes com esteroides, que contribuem para a perda do olfato.
O consumo de bebidas alcoólicas causa vasodilatação e obstrução nasal. A mucosa nasal é repleta de vasos sanguíneos, cuja função é aquecer o ar. Se esses vasos são dilatados, o nariz entope. É muito comum algumas pessoas se queixarem de nariz entupido após as bebidas alcoólicas, sobretudo após tomar vinho.
Não é normal respirar por um só lado do nariz, ou seja, ter um dos lados do nariz sempre obstruído. A principal causa de obstrução nasal unilateral é o desvio de septo, mas diversas doenças podem estar envolvidas nesse processo.
As épocas frias são, normalmente, mais secas, uma vez que as temperaturas não são altas o suficientes para fazer chover. O tempo, então, seca, e a poluição nas grandes cidades demora a dissipar. Isso resseca a cavidade nasal, responsável por umidificar o ar que respiramos, causando a sensação de “entupimento”.
Está resfriado? Veja cinco maneiras naturais para desentupir o nariz
Dicas para evitar a rinite no inverno
Frio repentino, assim como luminosidade intensa, poeira, vírus e bactérias são encarados como agressões. E os espirros são como reflexos que ajudam a proteger o organismo.
É o caso da rinite alérgica — um processo inflamatório da mucosa do nariz, com sintomas muito incomodativos e que costumam se agravar na hora do sono, devido à poeira e aos inúmeros ácaros existentes principalmente nos colchões e travesseiros.
Simplificando, podemos dizer que o espirro é causado por uma irritação ou por um bloqueio de bactérias na garganta, pulmões e passagens de ar do nariz. E tem uma função muito nobre: expulsar do corpo algo que está incomodando o organismo.
Atuando como um eficiente mecanismo de defesa de nosso organismo, este consiste na expulsão brusca e rápida de ar e gotículas pelo nariz e boca; muitas vezes desobstruindo o nariz.
A ação de despejar milhares de gotículas a quase 160 quilômetros por hora se deve a um reflexo estimulado pelas terminações nervosas na cavidade nasal para expulsar algum tipo de irritação, causada por partículas suspensas no ar, vírus ou bactérias.
Você sabia que o ar que sai de um espirro pode atingir uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora? E que, ao evitá-lo, a pressão se volta para dentro da cabeça, podendo provocar tontura, ruptura dos tímpanos, e até mesmo inflamação.
Tentar parar um espirro não é boa ideia por causa da pressão que esse ato pode causar internamente. Só para que você tenha uma pequena noção do que pode acontecer, a velocidade de um espirro pode alcançar 160 km/h. Isso, com certeza, é o suficiente para causar problemas, como a ruptura dos tímpanos.
Espirro ou esternutação é uma expulsão de ar, convulsiva e semi-autônoma, do nariz e boca. Algumas doenças podem ser transmitidas pelo espirro que espalha até 40.
7 formas de parar de espirrar rapidamente
Dor de cabeça. Alteração na orelha média, no nervo óptico e na retina. Hemorragia ocular. Ruptura em um vaso, o que pode causar um AVC.
Poeira, pólen, pelo de animais, ácaros ou substâncias voláteis, como perfumes e produtos de limpeza, são alguns dos agentes causadores do espirro. Quando essas substâncias entram em contato com a mucosa do nariz, provocam irritação e acionam no organismo um mecanismo de defesa para expulsá-las.