Os protistas heterótrofos são os protozoários. Os protozoários pertencem ao mesmo reino das algas, isto é, são protistas. Entretanto, enquanto as algas são capazes de sintetizar seu próprio alimento, sendo chamadas de seres autótrofos, os protozoários precisam buscar seu alimento no ambiente, sendo heterótrofos.
De acordo com o tipo de locomoção e de reprodução, os protozoários podem ser classificados em: Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários. Veremos abaixo mais afundo cada um deles. Rizópodes: Locomovem-se por pseudópodes e se reproduzem por cissiparidade. Exemplos: amebas.
Eles são classificados como flagelados, aqueles que se locomovem através do batimento de um flagelo; ciliados, os que se locomovem com o batimento dos cílios; esporozoários, os que não possuem um meio de locomoção especializado e se dividem por esporos; e os rizópodes, que emitem pseudópodes para se locomoverem.
Os flagelados são microorganismos unicelulares que se movimentam através do batimento de flagelos, em latim "Flagellata" que em português significa aqueles que possuem flagelo.
Características principais dos flagelados: - Os flagelos auxiliam na alimentação e também captação dos estímulos externos. - Existem espécies de vários formatos (oval, esférico, alongado). - Apresentam núcleo envolvido pela carioteca (película rígida). - A maioria é de vida livre (não parasitam qualquer organismo).
Podemos afirmar que a característica comum a todos os protozoários, é que todos esses seres apresentam apenas uma célula e que, por isso, são chamados de seres unicelulares.
Os mastigóforos são protozoários do filo mastigophora ou flagellata, significando o prefixo mastigo ou flagelo chicote, ou seja são os "portadores de chicote". os flagelos servem para locomoção e também para instrumento para a captura de alimentos. 2 exemplos são a doença de chagas e ulcera de bauru.
Em mamíferos, as únicas células que possuem flagelos são os espermatozoides. Os flagelos bacterianos não possuem microtúbulos ou a proteína dineína, sendo formados apenas de uma proteína chamada de flagelina.
Em algumas bactérias, é possível encontrar ainda estruturas de locomoção conhecidas como flagelos, que são compostos por uma proteína denominada de flagelina. Existem ainda estruturas mais finas e mais curtas que os flagelos denominadas de pili e fímbria.
Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.