A teoria de Erikson* A teoria de Erikson foi criada pelo psiquiatra alemão Erik Homburger Erikson no séc. XX. Nessa teoria é valorizado o papel do meio social na formação da personalidade do indivíduo, a energia que orienta o desenvolvimento é psicossocial.
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as ca- racterísticas adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fato- res culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto ...
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais “as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade”, de fatores interpessoais “identificações com outras pessoas” e de fatores culturais “valores sociais que uma pessoa está exposta tanto global quanto comunitários”.
Em filosofia, a questão da identidade pessoal diz respeito às condições sob as quais uma pessoa em um momento é a mesma pessoa em outro momento. Uma análise da identidade pessoal fornece um conjunto de condições necessárias e suficientes para a identidade da pessoa através do tempo.
Características da identidade pessoal As pessoas desenvolvem sua identidade pessoal e o conhecimento do seu ambiente a partir da experiência com seu próprio corpo, do contato e autorregulação de suas emoções, motivações e desejos e da elaboração mental de todas essas experiências internas.
a questão da identidade pessoal diz respeito às condições sob as quais uma pessoa em um momento é a mesma pessoa em outro momento. Uma análise da identidade pessoal fornece um conjunto de condições necessárias e suficientes para a identidade da pessoa através do tempo.
A identidade permite que uma pessoa possa ser reconhecida, consequentemente, a identidade pessoal define um indivíduo. De fato, quando uma pessoa perde a memória significa que ela perde sua própria essência. ...
Enfim, nossa identidade pessoal vai ser formada por diferentes características que nos definem. Por outro lado, as identidades sociais correspondem aos grupos aos quais nós pertencemos. Por exemplo, a família, o país, a religião, a etnia, o time esportivo, etc. Estas identidades têm normas, valores e papéis.
Considerando tudo isso, podemos afirmar que o termo identidade coletiva se refere à relação de pertencimento que uma pessoa tem em relação a um grupo. Essa identidade coletiva é tão forte que acaba se tornando parte da personalidade do indivíduo.
(1983), identidade de lugar é uma subestrutura da identidade profunda da pessoa e é constituída por cognições sobre o mundo físico, relativas à variedade e complexidade dos lugares nos quais ela vive e satisfaz suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e culturais.
A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. ... Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.