crossorigin="anonymous">
Na verdade, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê a não geração de resíduos. ... De acordo com dados da PNRS, cerca de 30% de todo o lixo colhido no Brasil têm potencial de reciclagem, mas apenas 3% é reaproveitado e transformado novamente em produtos.
A reciclagem da latinha de alumínio gera ganho energético e evita extração de bauxita. Na reciclagem, a economia de energia é de 95%: basta 5% da energia necessária para produzir determinada quantidade de alumínio pelo processo primário para produzir a mesma quantidade de reciclado.
Brasil é o país
De acordo com a OCDE, Portugal é o terceiro país que menos resíduos (considerando todos os setores da economia) produz per capita. Só a Turquia e a Letónia produzem menos lixo.
Sete bilhões de seres humanos produzem anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) — uma média de 1,2 kg por dia per capita. Quase a metade desse total é gerada por menos de 30 países, os mais desenvolvidos do mundo.
A capital paulista é a cidade que mais produz resíduos, cerca de 20 mil toneladas todos os dias, sendo 12 mil de coleta domiciliar e 8 mil de varrição. O lixo da cidade vai para dois aterros sanitários, um na Zona Leste e outro na Zona Sul.
Produção de lixo eletrônico bate recorde com 53,6 milhões de toneladas em 2019.
De acordo com dados da ONU, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas todos os anos. As informações globais mais recentes vêm do estudo Global E-waste Monitor, que aponta que somente em 2017 foram produzidos 44,7 milhões de toneladas de e-lixo, o equivalente ao peso de 4,5 mil torres Eiffel.
A China
10 países que geram a maior quantidade de lixo eletrônico
Não é por acaso que o país mais rico do mundo, os EUA, lidera o ranking dos maiores geradores de lixo per capita do mundo, ostentando a média de quase meia tonelada de rejeitos por habitante a cada ano. Parte da explicação desse problema está no desequilíbrio entre os povos na participação dos mercados de consumo.
Brasil
Quem produz mais lixos no mundo? Os Estados Unidos da América ficam em primeiro lugar nesta especial classificação. Com mais de 2,5 kg de resíduos produzidos por cada cidadão em um único dia. Seguido da Noruega que também chega nestes níveis.
De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso. O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo.
Nos últimos 30 anos, o aumento do volume de lixo produzido no mundo foi três vezes maior que o populacional. O índice per capita de geração de lixo nos países mais ricos aumentou 14% desde 1990 e 35% desde 1980, aponta relatório do Banco Mundial.
Cada pessoa produz em média de 800 gramas a 1 kg de lixo por dia, ou de 4 a 6 litros. Isto significa que em São Paulo são geradas aproximadamente 15.