Ao sul faz fronteira com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e Paraguai; a oeste com a Bolívia e Peru e a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil são Chile e Equador.
Qual cidade brasileira faz fronteira com o Paraguai? Mato Grosso do Sul e Paraná são os dois estados brasileiros que fazem fronteira com Paraguai. Entre as cidades sul-mato-grossenses e paranaenses, três delas se destacam na condição de fronteiriças com o país vizinho: Foz do Iguaçu, Corumbá e Ponta Porã.
Fronteiriços
Distância entre o Buenos Aires e as principais cidades
Foz do Iguaçu
Uruguaiana
Já o Rio Grande do Sul, faz fronteira com Argentina e Uruguai. No estado do Rio Grande do Sul, as faixas de fronteira correspondem a áreas que fazem divisa com a Argentina e o Uruguai, as quais juntamente com os estados de Santa Catarina e Paraná, formam o Arco Sul do Brasil, conforme demonstrado na Figura 3.
Uma avenida separa a cidade paranaense de Barracão da cidade catarinense de Dionísio Cerqueira. Estas duas cidades brasileiras fazem fronteira com a cidade argentina de Bernardo de Irigoyen, o que ajudou a formar aquilo que os geógrafos chamam de "Fronteira da Amizade".
A fronteira Brasil com a Argentina tem extensão de 1.
Cataratas do Iguaçu
Resposta: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tem como limites o estado do Pará a sudeste, Amazonas a sudeste e oeste; Guiana a leste, Venezuela ao norte e noroeste.
PERFIL DE MATO GROSSO DO SUL
Com exceção do Chile e do Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil:
Divisa Alegre é um município brasileira do estado de Minas Gerais, emancipado em 1995. Está localizado no norte de Minas Gerais, na microrregião de Salinas e compõe com outros municípios o Alto Rio Pardo, próximo à divisa de Minas Gerais e Bahia.
Limita-se a norte e a leste com o oceano Atlântico, ao sul com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e a oeste com os estados do Pará, Tocantins e Goiás.
Campo Alegre de Lourdes
Limita-se com cinco estados: Ceará e Pernambuco a leste, Bahia a sul e sudeste, Tocantins a sudoeste e Maranhão a oeste. Delimitado pelo Oceano Atlântico ao norte, o Piauí tem o menor litoral do Brasil, com 66 km.
A oeste o Piauí limita-se com o Maranhão e, a sudoeste, com o Tocantins. Ao sul e sudeste, faz fronteira com a Bahia, e a leste, estão os estados do Ceará e Pernambuco. Com área territorial de pouco mais de 251 mil km², é o terceiro maior estado da região, ficando atrás apenas da Bahia e do Maranhão.
O Piauí tem uma área de km² e faz limite com os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Tocantins. Sua capital, Teresina, é a única do nordeste que não está localizada no litoral.
João Paulo de Sousa quem a seu mando a colonização se intensificou durante 1660 a 1670, quando a região se tornou objeto de cobiça por parte de baianos e paulistas. As sesmarias eram doadas por governantes da Bahia, Pernambuco, Pará e Maranhão.