A assimilação do carbono pode ocorrer por três mecanismos bioquímicos: o ciclo C3, o ciclo C4 e também o metabolismo ácido das crassuláceas (CAM). Todos os mecanismos possuem as etapas de carboxilação, redução e regeneração, contidas num ciclo chamado de Calvin.
As plantas C4 apresentam um baixo ponto de compensação de CO2, o qual é definido como a concentração de CO2 na qual há um balanço entre a FB e a respiração (Figura 7), ou seja não há fotossíntese líquida. Figura 7. O ponto de compensação de CO2 (C).
As células vegetais, assim como a enorme maioria das células vivas, realizam a respiração aeróbica, processo que absorve O2 e elimina CO2. ... Portanto, as trocas gasosas entre a planta e o ambiente são nulas. Esta intensidade luminosa é chamada Ponto de Compensação Luminoso ou Ponto de Compensação Fótico.
0 0 – O ponto de compensação fótico é aquele onde a intensidade da fotossíntese é exatamente igual à da respiração celular. Portanto, o oxigênio liberado pela fotossíntese é consumido na respiração celular, e o CO2 liberado na respiração celular é consumido na fotossíntese.
0 0 – O ponto de compensação fótico é aquele onde a intensidade da fotossíntese é exatamente igual à da respiração celular. ... 3 3 – Para haver crescimento de um vegetal, é considerado que a intensidade luminosa esteja abaixo de seu ponto de compensação e, portanto, a respiração supera a fotossíntese.
Assim, espera-se que uma planta submetida a uma intensidade luminosa correspondente ao seu ponto de compensação fótico a) acumule maior quantidade de matéria orgânica e cresça normalmente.
Tudo o que é produzido pela planta na fotossíntese, o açúcar, oxigênio e água, é consumido na respiração celular. Por isso a planta não realiza trocas gasosas com o ambiente, quando está no ponto de compensação luminosa.
Sobre a fotossíntese, é correto afirmar que`: * O hidrogênio resultante da quebra da água é eliminado da célula durante a fotólise. ... As árvores, além de amenizarem o calor, melhoram a qualidade do ar, e isso se deve à produção de O2 pela fotossíntese.
Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.
Olá! Nós podemos afirmar que todos os seres vivos realizam a respiração, tanto os animais quanto as plantas. ... Portanto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B, já que as plantas realizam fotossíntese mas também realizam a respiração celular, transformando o substrato em energia.
Sobre a respiração celular, é correto afirmar que: a) o ciclo do ácido cítrico é a etapa da respiração celular aeróbica que produz maior quantidade de ATP. b) a glicólise é uma etapa aeróbica da respiração que ocorre no citosol e que, na ausência de oxigênio, produz etanol.
C6H12O6 + 6 O2 + 6 CO2 + 6 H2O + Energia Nessa equação é possível identificar que a molécula de glicose (C6H12O6) é dividida, de modo que possa originar as substâncias mais simples (CO2 e H2O).
Na fotossíntese, um dos processos mais importantes é a fotólise da água associada à clorofila: neste processo, energia luminosa é utilizada para separar os átomos que compõem a molécula de água, libertando também elétrons que são depois usados para repor os perdidos pela clorofila na sua excitação.
Fotólise da Água: ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para os transportadores de hidrogênio e a liberação do oxigênio para a atmosfera. A substância receptora de hidrogênio é o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo+ácido fosfórico).
Os pigmentos fotossintetizantes são substâncias presentes nos cloroplastos de seres autotróficos. Eles têm como função absorver a luz, desencadeando as reações fotoquímicas da fotossíntese, processo fundamental para a manutenção da vida no planeta.