A NB-1 prescreve que a água destinada ao amassamento do concreto deverá ser isenta de teores prejudiciais de substancias estranhas. Presume-se satisfatórias as águas potáveis e as que tenham um PH entre 5,80 e 8,0 e respeitem os seguintes limites máximos.
A água é um importante componente do concreto e tem basicamente duas funções: provocar a reação de hidratação dos compostos do cimento, com seu consequente endurecimento, e aumentar a trabalhabilidade para que possa preencher adequadamente as fôrmas, sem causar vazios ou nichos.
2.
O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita). O concreto pode também conter adições e aditivos químicos1, com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas.
A definição desta classe de agressividade ambiental (CAA) é fundamental na concepção do projeto estrutural, pois influenciará nos valores mínimos de resistências características que devem ser respeitados, no valor mínimo do cobrimento de armadura e na máxima abertura de fissura permitida.
Quanto maior a relação água/cimento, maior a quantidade de água no concreto, e maior sua porosidade. Com elevada porosidade, é mais rápido o ataque de agentes nocivos ao concreto, como cloretos e gás carbônico.
COBRIMENTO EM ARMADURAS DE CONCRETO A principal função do cobrimento é impedir o contato de umidade a armadura, sendo a umidade o principal causador de corrosão em metais (ABNT, 2014).
Cobrimento é a camada de proteção da armadura, é a camada de concreto que fica no meio da armadura e a face externa do componente estrutural. É o cobrimento que impede a penetração da água ou da umidade do meio externo para dentro da laje, viga ou pilar evitando, assim, a oxidação da armadura.
Quanto a durabilidade, diversos fatores são preponderantes para a garantia de sua vida útil de projeto, entre esses destaca-se o cobrimento da armadura, que é a espessura de concreto entre a barra de aço e a camada externa do elemento.
Significado de Cobrimento substantivo masculino Ato ou efeito de cobrir, de encobrir ou proteger; cobrição. Aquilo que cobre, que é utilizado para cobrir; cobertor, cobertura.
É o cobrimento que impede a penetração da água ou da umidade do meio externo para dentro da laje, viga ou pilar evitando, assim, a oxidação da armadura. Em uma estrutura de concreto armado, quem resiste aos esforços de tração não é o concreto mas sim a armadura.
Em estruturas de concreto, o cobrimento adequado das armaduras tem como função principal garantir proteção física e química para os vergalhões de aço. ... O cobrimento tem impacto também no desempenho da estrutura perante ao fogo.
Para garantir o cobrimento mínimo (cmin) o projeto e a execução devem considerar o cobrimento nominal (cnom), que é o cobrimento mínimo acrescido da tolerância de execução ( c). Assim as dimensões das armaduras e os espaçadores devem respeitar os cobrimentos nominais, estabelecidos na tabela 24.
a dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 15% a espessura nominal do cobrimento. O Cobrimento Nominal não se relaciona com a classe de agressividade ambiental. os Cobrimentos Nominais e mínimos estão sempre referidos à superfície da armadura interna.
Os principais parâmetros da qualidade que devem ser considerados da durabilidade da estrutura durante a elaboração do projeto dizem respeito ao cobrimento das armaduras e à classe de resistência mecânica do concreto.