Basicamente temos 4 tipos desses registradores dependendo da forma como entra e como sai a informação dos mesmos, sendo eles:
Registradores de uso geral Sua principal finalidade é servir de contador em laços de repetição. Usado em operações aritméticas juntamente com EAX (EDX recebe o resto da divisão e o produto da multiplicação), acesso de portas de entrada e saída, entre outros.
A unidade de controle executa três ações básicas intrínsecas e pré-programadas pelo próprio fabricante do processador, são elas: busca (fetch), decodificação e execução. Assim sendo, todo processador, ao iniciar sua operação, realiza uma operação cíclica, tendo como base essas três ações.
A CPU é o centro do sistema de processamento de dados. Essa unidade é constituída por três elementos básicos: a Unidade de Controle (UC), a Unidade Lógica Aritmética (ULA) e Registradores.
Em engenharia de computação, uma unidade de execução(também chamada de unidade funcional) é uma parte do processador(CPU) que executa instruções dadas pelo programa.
O processador é composto por alguns componentes, cada um tendo uma função específica no processamento dos programas.
A UC (Unidade de controle) é responsável por gerenciar toda entrada e saída de dados do processador, além de definir a ordem e o tempo das instruções. A ULA (Unidade Lógica Aritmética), é a parte do processador responsável por realizar operações matemáticas e comparações lógicas.
Uma CPU é composta pelos seguintes componentes: Unidade lógica e aritmética (ULA): executa as operações aritméticas e lógicas. Unidade de controle (UC): extrai instruções da memória e as decodifica e executa, requisitando a ULA quando necessário. Registradores e Memória cache: armazena dados para o processamento.
Opcode é uma abreviação para operation code, que traduzindo seria “código de operação”. Ele é exatamente o que o nome diz, um código que determina para o processador qual operação ele deve executar. Os dois bits menos significativos do opcode tem significados especiais em algumas instruções.
Opcode é a redução de operation code. Ele é só a parte que diz qual é a operação a ser feita e estritamente é um número documentado. Mas em Assembly as pessoas usam um mnemônico nomeado em vez de um número. ... Apenas valores literais ou constantes usados no código não são opcodes.
Pelo primeiro dos quatro dígitos que indicam o nome do modelo. Por exemplo, um Core i3-5200 indica que o processador pertence à quinta geração e assim por diante. Finalmente, os demais números do modelo servem de indicativo de desempenho daquele processador em relação a outros da sua própria linha.