Estômatos são estruturas da epiderme das partes aéreas das plantas, encontrados principalmente na superfície inferior das folhas. Eles são dotados de células que permitem um mecanismo de abertura e fechamento e sua função é permitir as trocas gasosas entre a planta e o ar atmosférico.
substantivo feminino [Botânica] Eliminação de água sob a forma de gotas (pelas plantas), quando o ar está mais ou menos saturado de umidade, o que dá origem às chamadas árvores que choram. Etimologia (origem da palavra gutação). Do latim gutta + ção.
Gutação é o processo realizado pelos vegetais, que consiste em eliminar água em forma de gotas, através dos polos denominados hidatódios. Sudação é somente um processo ativo quando a raiz estiver submergida em uma solução de nutrientes com aeração, e se a atmosfera estiver preenchida de vapor d´água.
De uma maneira geral, podemos dizer que a gutação ocorre quando algumas condições especiais acontecem, tais como: Redução da transpiração; Grande disponibilidade de água no solo; Alta umidade relativa do ar.
Algumas plantas conseguem eliminar o excesso de água em estado líquido através de suas folhas. O nome desse processo é gutação (ou sudação) e ele ocorre em estruturas situadas nas bordas da folhas chamadas de hidatódios ou poros aquíferos.
Entende-se por transpiração o processo de eliminação de água presente em um organismo ou corpo devido elevação de temperatura externa e/ou interna. Em temperaturas elevadas, as moléculas orgânicas se excitam e podem mudar sua conformação.
Os estômatos são estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. São constituídos por duas células estomáticas, apresentando uma abertura entre elas, denominada ostíolo.