Resposta. A América Latina é concebida a partir de duas principais divisões regionais: uma obedece ao critério da localização e posição geográfica, outra obedece a critérios culturais e econômicos. A primeira divide o continente em América do Sul, Central e do Norte. A segunda divide em América Latina e Anglo-saxônica.
Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
Resposta. Uma delas é a geológica ou natural que tem como critério a formação ou divisão do continente segundo a história natural do planeta. Por esse critério o continente se divide em América do Norte, América Central, (que se subdivide em ístimica e insular) e América do Sul.
os dois critérios mais comuns quando tratamos da industrialização do continente americano são os critérios geográficos mas também os critérios histórico,socieconômico e social.
O continente americano apresenta uma larga extensão territorial no sentido norte-sul, ou seja, possui uma grande variação em suas latitudes. Ao norte, ele é banhado pelo Oceano Glacial Ártico e, ao sul, pelo Oceano Glacial Antártico.
o continente é marcado pela variedade de climas, solos e formações vegetais.
Resposta. O Continente Americano devido ao seu formato longitudinal, é cortado pelos três principais paralelos terrestres, o que faz com que tenha características bem diferenciadas, tanto na vegetação como nas condições climáticas.
Os principais recursos minerais da América são zinco, extraído em numerosos centros produtores no Canadá, cobre, chumbo, ferro e estanho; os principais produtores são Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Bolívia e Argentina.
O rico potencial energético e sua utilização, constituem, um dos fatores mais importantes, do desenvolvimento industrial americano. Seus principais minérios são: o ferro, o carvão, o petróleo, a bauxita, o cobre, o chumbo,o zinco, o ouro, a prata e urânio.
Resposta. Resposta: Zinco, cobre, chumbo, ferro, petróleo e estanho, que contribuem, com o intenso desenvolvimento industrial nos países americanos.
A América Latina é abundantemente irrigada por rios e cursos d'água que constituem bacias hidrográficas. Entre as principais bacias hidrográficas estão: a bacia Amazônica e a Platina.
Rio Amazonas
bacia do Rio Amazonas
Mississipi
Olá Lucas. A maior Bacia Hidrográfica da América do Norte é formada pela vertente do Golfo do México.
No continente americano destacam-se os climas tropicais, subtropicais, equatoriais, desérticos, semiáridos, mediterrâneo temperado, polar, frio de montanha, úmidos ou secos,etc. Aparecendo, em alguns pontos, o tropical de altitude.
A América do Sul pode ser dividido em quatro zonas climáticas distintas: tropical, temperada, seca e fria, distribuídas conforme o relevo da região. As chuvas são abundantes na maior parte da América do Sul, com exceção das áreas desérticas do Peru e norte do Chile, Patagônia argentina e nordeste brasileiro.
O clima predominante no continente é o tropical; regiões situadas em maiores altitudes são mais chuvosas. De fato, os índices pluviométricos na América Central são influenciados diretamente pela direção dos ventos e pela posição das zonas de convergência tropical.
Clima e vegetação Em razão da extensão territorial, no sentido norte-sul, o continente sofre influência de duas zonas climáticas: a intertropical e a temperada do sul. Dessa forma, são identificados climas equatorial, tropical, além da presença de clima mediterrâneo e temperado.
Distinguem-se três zonas climáticas principais: a chamada terra quente, que engloba regiões do nível do mar até a altitude de 910 m; a terra temperada, que abrange regiões de 915 m a 1.
Na América Central são encontradas vegetações semelhantes às da América do Norte e da América do Sul. Na costa e nas baixas altitudes são encontradas florestas e matas tropicais e nas regiões mais altas e frias a região é semelhante a da América do Norte, com florestas de pinheiros e carvalhos.