A ruptura do ligamento cruzado pode ser diagnosticada externamente pelo médico com base nas queixas relacionadas ao joelho. Vários testes podem indicar se a marcha está insegura (o que caracteriza uma ruptura do ligamento cruzado), se as articulações falseiam e se o joelho está instável.
Rupturas parciais podem ser dolorosas devido ao processo inflamatório causado; e quando comprometem mais de 50% da espessura do tendão ou não apresentam melhora com o tratamento medicamentoso e fisioterápico, a cirurgia está indicada. Tendinopatia é um termo genérico que engloba as "doenças" do tendão.
A bursite do ombro, também conhecida como bursite subacromial, é um problema que surge quando a bursa subacromial subdeltoidea encontra-se inflamada.
O espessamento do tendão do músculo supraespinhal é algo que pode ser encontrado ao se realizar um exame de imagem do ombro (como ressonância magnética ou ultrassonografia). O espessamento em si não é uma doença, mas é algo anormal que o médico radiologista deve descrever no laudo do exame.
O músculo supraespinhal é um dos músculos que compõem o manguito rotador, juntamente com os músculos redondo menor, infra espinhal e subescapular. Cada um desses músculos trabalha juntamente com tendões e ligamentos, portanto, o tendão supraespinhal faz parte da estrutura do músculo supraespinhal.