O conjunto de temas aqui proposto (Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual) recebeu o título geral de Temas Transversais, indicando a metodologia proposta para sua inclusão no currículo e seu tratamento didático2 .
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da ...
Nutricional, Educação Ambiental; Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras; Educação em Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação Fiscal; Educação para o Consumo; Educação para o Trânsito; Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso; Saúde; ...
Os temas integradores perpassam objetivos de aprendizagem de diversos componentes curriculares, nas diferen- tes etapas da educação básica. São eles: Consumo e educação financeira; Ética, direitos humanos e cidadania; Sustentatibilidade; Tecnologias digitais e Culturas africanas e in- dígenas.
Dos temas contemporâneos transversais listados, os que podem ser trabalhados de acordo com minha graduação são/ Meio Ambiente, Saúde, multiculturalismo, Economia, Ciência e Tecnologia e Cidadania e Civismo.
O principal objetivo do Tema Transversal Saúde é educar para a saúde, trabalhando procedimentos e atitudes necessários a uma vida saudável, e não apenas ensinar.
São temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, preocupando-se também em interferir na realidade para transformá-la.
Desta forma os temas transversais são importantes porque permitem que os alunos construam um pensamento crítico, consigam fazer uma reflexão sobre o meio social e os valores na sociedade os TCTs atuam dentro da Base Nacional Curricular Comum e podem ser adotados em temáticas presentes no cotidiano dos educandos.
Para o PCN: Tema Transversal Meio Ambiente, a principal função do professor ao trabalhar esse tema é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Nesse sentido, o Tema Transversal nos PCN, tem como função promover “uma visão ampla em que envolva não só os elementos naturais, mas também os elementos construídos e todos os aspectos sociais envolvidos na questão ambiental” (PCN/MEIO AMBIENTE, 1997, p. 37).
Cinco temas para trabalhar na Semana Nacional do Meio Ambiente
“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
A educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. Sendo assim, ela busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs.
Nesse sentido, a educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o descarte correto do lixo e também quanto à prestação dos serviços públicos básicos, ...
Dentre essas catástrofes podemos citar o Smog (termo que combina as palavras inglesas “smoke” e “fog”, fumaça e neblina), poluição atmosférica de origem industrial em Londres e a imensa poluição do ar, água e do solo devido à reconstrução dos países pós-guerra.
A escassez de água em São Paulo, a enchente histórica no Acre, o desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica, a extinção de espécies.
Destacam a importância da formação em Educação Ambiental no sentido de representarem novas possibilidades de se chegar ao conhecimento, da necessidade de se modificar as práticas pedagógicas diante da atual realidade, de incentivar os seus alunos para irem à busca do novo e, principalmente, a tarefa de assumir o papel ...
Saber como funciona a natureza, as conexões existentes entre os seres vivos, as populações e as comunidades facilita a compreensão de como a ação do homem afeta o meio ambiente. A ecologia favorece o reconhecimento de que os problemas estão interligados e interdependentes, a concepção sistêmica.
A principal função da educação ambiental é contribuir para a formação de cidadão consciente, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
A educação ambiental é fator determinante no processo do desenvolvimento sustentável com o meio ambiente, é base sólida para presentes e futuras gerações que tanto buscam o crescimento de forma equilibrada.
Logo, a educação ambiental vai dar ao habitante local a percepção de que precisa entender o seu ambiente circundante, e, diante da percepção de desenvolvimento sustentável local, o citadino pode manejar os recursos locais na busca de uma melhor qualidade de vida da comunidade, cujo turismo será o instrumento para se ...
Por isso, o cidadão brasileiro precisa estar consciente de que a preservação do meio ambiente é garantia de seu bem-estar, de sua saúde e de sua sobrevivência. ... No entanto, todos devemos agir de forma a defender e preservar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
A questão ambiental é quase um movimento social, que expressa os problemas que a falta de um desenvolvimento sustentável adequado pode trazer para a qualidade de vida do ser humano e para o futuro das próximas gerações. Hoje, todos sabem que é vital que o meio ambiente e os recursos naturais sejam preservados.
Pressupõe-se que a Educação Ambiental tem o intuito de instruir a população nesse exercício de cidadania, promovendo a prevenção, pois visa além da mudança comportamental individual, a criação de “condições para que os objetivos da vigilância epidemiológica ambiental sejam atingidos” (PELICIONI, 2014, p. 479).
A educação ambiental é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações. ... Valores sociais, habilidades, competências, métodos e conhecimentos são os pilares da educação ambiental.
Na Constituição Federal de 1988, assim como consta o direito universal e igualitário do cidadão à saúde, se estabelece o direito a um meio ambiente equilibrado, com condições de saneamento básico, moradia e água potável condizentes com uma vida digna e com a saúde socioambiental.
Alguns efeitos nocivos da degradação ambiental para a nossa saúde são mais perceptíveis, como a poluição do ar nos centros urbanos, a falta de tratamento de esgotos e áreas contaminadas por produtos químicos, mas há outras maneiras dessa degradação afetar a saúde humana.