No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex : a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.
Índice
Páscoa judaica
Significado de asmo Pão sem fermento; pão não fermentado; ázimo. Que não possui fermento nem levedura: pão asmo. ... Forma alterada de ázimo; pelo grego ázumos,os,on "sem fermento".
O pão levedado, a que se acrescentou à massa levedura ou fermento geralmente cozido (assado) num forno, produzindo pães mais ou menos macios, em que a massa cozida tem espaços com ar.
Embora o fermento simbolize influências malignas em outras partes do Novo Testamento (Lucas 12:01),, ele não é geralmente interpretado dessa maneira nesta parábola. No entanto, alguns comentaristas vêem o fermento como reflectindo influências corruptas no futuro da Igreja.
Eles faziam a massa crescer usando um pedaço de massa “velha” misturada a uma massa nova. Eles não sabiam mas havia ali pequenos organismos vivos, invisíveis a olho nu, que produziam gás e faziam a massa crescer: o fermento.
Como era o pão de antigamente? É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. ... Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.
A história do fermento deu uma guinada decisiva em 1857, quando Louis Pasteur descobriu o processo de fermentação. ... Quando incorporado na massa, a levedura extrai energia da fermentação de açúcares e libera gás carbônico, garantindo o crescimento da massa e o aroma característico de pão.
Guardando massa para a posteridade No século 19, o cientista francês Louis Pasteur descobriu que as leveduras e bactérias constituem a chamada massa madre, também conhecida como fermento natural, levain ou sourdough.
O homem aprendeu a refinar os cereais há cerca de 12 mil anos, na Mesopotâmia e aí já começou a assar pães, baixos e chatos, em pedras, no chão. Em 7000 a.C., no Egito, foi criado o primeiro forno de barro para… assar pão, claro. Pouco mais tarde, os mesmo egípcios descobriram, completamente por acaso, o fermento.
Fermento biológico fresco Normalmente encontrado nos supermercados e padarias no formato de tabletes, o fermento fresco é uma pasta cremosa como manteiga, com textura lisa e moldável, lembrando massa de vidraceiro ou argila úmida e possui um aroma bem marcante que não some no produto final.
Ele é uma mistura de bicarbonato de sódio com ácido não tóxico e é utilizado para dar textura esponjosa à massa. É mais indicado para bolos, embora existam receitas de pão que utilizam fermento químico.
Saccharomyces cerevisae
leveduras
sim acaba de colocar sua saúde em risco. E não é (só) por causa da salmonela, que pode ser transmitida pelos ovos crus.
Um dos riscos é estar contaminada com E. Coli, que causa intoxicação alimentar. A recomendação é evitar provar ou comer massas cruas de biscoitos, tortas, pizzas ou panquecas.