Quando você não sabe o quer, acaba sendo levado por outras pessoas a trabalhar por aquilo que elas querem. Por isso, o foco deve estar sempre ajustado para dar o próximo passo rumo ao estado desejado. “A orientação para resultados lhe coloca no controle da direção para onde está indo. Você foca, expande!”
Quando se foca no problema, você pode achar uma solução, mas essa solução pode gerar novos problemas. Mantendo esse foco, podemos criar uma cascata infinita de problemas. Quando você foca na solução do problema, você pode resolvê-lo sem efeitos colaterais e ficar livre para dar atenção ao que interessa.
O que você foca, cresce. O que você esquece, desaparece. Escolha bem onde coloca sua atenção e energia. Não perca tempo pensando em coisas que te fizeram mal ou ansioso pelo que pode acontecer.
A lógica por trás desse pensamento diz basicamente que focar no problema não é produtivo. Focar no problema vai gerar lamentações e pouco resultado pra se livrar deste problema. Ao focar na solução, você está focando na resolução do problema, que é o que interessa. Ao invés de se lamuriar, você irá agir.
ACREDITAR Tirar o foco do ruim e pensar no que é bom é essencial para atravessar esses momentos. Ter fé em algo maior, meditar, buscar as relações mais acolhedoras, se exercitar... tudo pode funcionar. Cada pessoa tem um jeito mais eficiente de enfrentar os desafios próprios da vida e deve identificá-lo e usá-lo.
A atitude é o primeiro passo que nos move na direção de nossos objetivos. Para tirar os planos do papel ou do campo da imaginação e caminhar rumo a transformação pessoal, dois ingredientes são fundamentais: força interior e motivação.