A técnica se baseia em usar os famosos marcadores, aqueles que usamos para grifar livros, textos normalmente. Você primeiro deve criar uma legenda para cada cor que for usar e tê-la sempre com você. Tem gente que escreve e cola na caneta, mas depois de um tempo você acostuma e fica automático.
Para facilitar a sua memorização, a caneta marca-textos e os post-its podem ser grandes aliados. Utilize uma cor específica para os principais prazos estudados e marque no seu livro por exemplo, prazos de 5 dias em amarelo, 8 dias em verde, 10 dias em laranja, 15 em azul e assim por diante.
A maneira que decide por usar as canetas foi a seguinte:
A cor AMARELO, por ser a mais brilhante entre as cores quentes, exerce influência energizante, acolhedora e estimulante no ser humano, consequentemente no aprendiz. Ajuda também a concentrar a atenção, estimular o intelecto e tem forte influência quanto à fluência da comunicação.
Amarelos solares e laranjas revigorantes estimulam o cérebro É a primeira a chamar a atenção em um ambiente. Além de estimular a mente, as cores solares ativam a produção de serotonina. Quando esse hormônio é liberado no corpo ele produz uma sensação de bem-estar.
O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado à questões ambientais e produtos de apelo sustentável.
“Nesse caso, é melhor escolher tons suaves, como azul e verde, que têm como característica serem mais relaxantes”....“Em tempos de Zoom e Google Meet, vale a pena considerar essa possibilidade”, afirma a especialista.
Azul é a cor ideal para deixar o ambiente aconchegante, tranquilo e agradável. É uma cor relaxante que transmite serenidade e confiança, acalma e neutraliza a inquietação. Em excesso, pode causar preguiça e melancolia.
Veja a influência das cores mais usadas nos escritórios:
Cores para fachada comercial e suas aplicações
8 dicas de Feng Shui para o escritório
AZUL. Conhecido como a cor mais produtiva, o azul tem conexão com a mente e com produção de resultados. Também é ligado a uma noção de seriedade e profissionalismo.
Os tons mais suaves dessas cores estão conectados com a criatividade e a concentração. O verde e o azul compõem bem ambientes dedicados para o estudo. Apesar de serem mais relaxantes e menos quentes e vibrantes como o amarelo, o laranja e o vermelho; o verde e o azul cumprem funções importantes.
Cor verde
Estudo comprovam que a cor azul é o ideal para ambientes de trabalho. Isto porque, a cor pode incentivar a comunicação, a confiança e a eficiência.
Os pesquisadores descobriram que aquelas pessoas que trabalharam com um fundo vermelho em seu monitor, alcançaram melhores resultados nas provas de memória e atenção, enquanto que aqueles que utilizaram o fundo azul em sua tela foram superiores nos testes relacionados com a criatividade.
A cor do ambiente pode ser responsável por ajudar ou atrapalhar o desempenho dos funcionários. O que muitos não sabem, é que as cores são capazes de influenciar o corpo a produzir hormônios e provocar diferentes sensações. O vermelho, por exemplo, acelera o batimento cardíaco e deixa a pessoa mais agitada.
Verde: é a cor que menos cansa a vista e, por isso, é amplamente utilizado em mesas de jogos e quadros escolares.
amarelo
Forçar a vista é como fazer exercícios físicos exageradamente. Eventualmente os músculos vão reclamar do excesso. O mesmo acontece com os olhos. Depois de horas prolongadas de esforço, os olhos podem começar a arder ou até mesmo a doer.
Confira agora como garantir sua saúde visual ao utilizar computadores.
Para estudar, ler ou trabalhar, procure sentar-se próximo de janelas ou varandas que permitam receber a luminosidade pela lateral. Sentar-se de frente ou de costas para a fonte de iluminação fará com que a luz reflita na tela, o que vai exigir que você tenha que forçar a vista para enxergar melhor e fazer a leitura.
Aplicar um pano embebido em água morna nos olhos secos (com os olhos fechados) é um tratamento natural que pode ajudar a aliviar os sintomas de vista cansada. A utilização de lágrimas artificiais (colírio) pode também ajudar a minimizar o problema quando os olhos estão secos.