Como toda suculenta, a bola de neve exige um local com sol total ou parcial. Ela aguenta bem um pouco de sombra, mas ela nunca deve ficar completamente dessa forma, ainda mais em regiões costeiras. Caso queira deixá-la dentro de casa, coloque-a perto de uma janela com luz solar direta durante a maior parte do dia.
A suculenta echeveria gosta da luz do sol, porém, apenas uma parte do dia. O ideal é que ela receba luz direta apenas de manhã e final da tarde - em que a luz é amena. Para não ter erro, coloque sua suculenta em ambientes iluminados e fique de olho em como está a rosa de pedra flor.
Necessita de muito sol para bom desenvolvimento. O solo deverá ser rico em matéria orgânica, mas com boa drenagem. Pode ser cultivada em canteiros ou em vasos. Para o canteiro, revolver a terra, retirando inços e detritos, adicionar composto orgânico ou húmus de minhoca, pois as suculentas apreciam um pH mais neutro.
A Echeveria gosta de sol, mas nem tanto. Aquele sol quente entre 9 e 15h pode ser prejudicial a esta suculenta. Portanto, tente colocar ela em um lugar que não tenha tanto sol direto assim. O ideal é que ela fique em um ambiente que receba luz pelo início da manhã e/ou no final da tarde.
Por ser bem resistente, o replantio da rosa pedra acaba sendo um fator que traduz ainda mais a sua versatilidade. Logo, o único cuidado que você deverá ter na hora de replantar, é retirá-la com toda terra do vazo e recolocá-la em algum lugar que tenha um contato direto com o sol.
A echeveria glauca necessita de água, mas apenas o ideal para se manter forte e com crescimento de qualidade. Mas evite sempre o excesso de água no substrato. E evite usa pratinhos embaixo do vaso! No verão as regas são frequentes, ou seja, diárias.
Cuidados: O seu substrato deve apresentar uma boa drenagem, o que significa usar mais areia no seu substrato, pois assim como a maioria das Echeverias, a perle não gosta de substrato muito encharcado, o que fará com que ela apodreça e morra. As regas devem ser bem espaçadas, permitindo que o material seque bem.
Não toleram excesso de água nas folhas e o substrato de crescimento (Aprenda a fazer no Artigo Loucos por Suculentas aqui no site) deve ser muito bem drenado para não correr o risco de melar as raízes, caule e folhas. Durante o verão, molhe a sua echeveria 1 a 3 vezes por semana com bastante água.
Se você cultivar em meia sombra a echeveria agavoides, é importante expor ao sol da manhã por pelo menos 2 horas. Apesar de ser uma suculenta resistente ao frio, é recomendado evitar de expor a mesma em condições climáticas como geadas, neve, temperaturas negativas e chuvas intensas.
Como cuidar da Echeveria dionysos? Assim como outras suculentas, a dionísio gosta de sol. Por isso, é importante deixá-la perto da janela, caso ela fique dentro de casa. No jardim, ela pode ser colocada em um local iluminado, mas que não pegue sol forte.
A suculenta echeveria carnicolor gosta de um clima quente e bastante luz solar. Ou seja, essa suculenta pode ser cultivada em sol pleno de média intensidade ou em meia sombra. Mas se for cultivada em meia sombra, deve ter uma excelente luminosidade e um ambiente bem arejado.
Cuidados:
A suculenta echeveria gosta da luz do sol, porém, apenas uma parte do dia. O ideal é que ela receba luz direta apenas de manhã e final da tarde – em que a luz é amena. Para não ter erro, coloque sua suculenta em ambientes iluminados e fique de olho em como está a rosa de pedra flor.
Detalhe para o aviso: regas abundantes no verão. Como já disse aqui mil vezes, suculentas gostam sim de água e precisam dela, como todas as plantas. O que tem de ser observado é a quantidade de sol, o tipo de vaso, e o tipo de substrato. Usar também um bom fungicida.
Essa suculenta precisa de água, mas apenas o necessário. Ou seja, o ideal é regar bem o substrato, sem encharcar. Depois você deve esperar o substrato secar completamente para regar novamente. No verão, talvez seja necessário regar 3 vezes por semana essa suculenta, mas isso dependerá do clima.
Para fazer muda de qualquer suculenta basta pegar uma folha ou ramo e deixar sobre a terra com o bulbo para baixo. Não precisa enterrar o jogar arei por cima, ela fazer o serviço sozinha. Além disso, não enterrar garante que ela não apodreça no solo.
Evidencia cores, formas e contrastes mais vibrantes quanto exposta ao sol, estiagem e frio. Multiplica-se facilmente por estaquia das folhas, além da separação das novas rosetas que se forma entorno da planta mãe. Deixe as folhas e rosetas novas para cicatrizar por 24 horas na sombra antes do plantio.
Embora o estiolamento seja permanente no sentido de que qualquer crescimento doentio já ocorrido é irreversível, estiolamentos futuros podem ser refreados assegurando-se que a planta receba suficiente luz solar. No entanto, você não deve colocar um cacto com crescimento estiolado sob luz solar intensa de modo imediato.
As suculentas ficarão melhores se receberem luz solar adequada, mas continuarão crescendo em baixa iluminação. Eles não serão tão saudáveis ou tão bonitas quanto deveriam, mas geralmente levará um bom tempo (um ano ou dois) para que eles morram completamente com pouca luz.
Aparecida, cactos normalmente precisam de muitas horas de sol direto para produzir flores - só com claridade eles não costumam florescer. Caso seu vaso esteja dentro de casa, vá aos poucos colocando a planta num local de sol pleno, um pouquinho por semana.
Cactos com flores na natureza Muito sol e pouquíssima água é o segredo. Resumindo, deixe os seus cactos bem expostos ao sol e não regue. Certamente esse é o caminho para você ter flores lindas em seus cactos. Sobretudo para você que já tem os cactos e quer fazê-los florir.