O título do estabelecimento não pode ser confundido com o nome empresarial. A proteção do título de estabelecimento se faz por regras de responsabilidade civil e penal. Portanto, o empresário que utilizar ou imitar o título de estabelecimento de outro empresário deverá pagar indenização a este último.
Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.” Porém, esse conceito de direito empresarial sofre modulações quando da passagem para aplicação no direito tributário.
O Estabelecimento Empresarial é o conjunto de bens dispostos de maneira organizada, que dá sustentáculo à atividade econômica desenvolvida pelo empresário, de modo a possibilitar o contato dos clientes com o serviço ou produto oferecido o que, consequentemente, derivará o lucro diante desse contato.
Compõem o estabelecimento empresarial elementos materiais, representado por bens corpóreos (móveis e imóveis) e imateriais, ou seja, os bens que integram a propriedade industrial, o nome empresarial e o ponto.
O varejo é o principal segmento do comércio do Estado, com 49,5% de sua margem de comercialização. Em seguida vêm o atacado e o grupo que agrega o comércio de veículos, peças e motocicletas, conforme dados de 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - 2016).
O número de estabelecimentos comerciais no Brasil registrou queda de 1,2% entre 2017 e 2018, para 1,7 milhão.
Economia
Atualmente, existem mais de 4,8 milhões de comércios varejistas espalhados pelo Brasil. A região Sudeste tem mais de 2,2 milhões de negócios com atividades voltadas para esse setor. No Nordeste são mais de 1,1 milhão e no Sul esse número é de aproximadamente 800 mil.
Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio foram divulgado hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). ... Na receita nominal, o comércio varejista teve altas de 2,1% na comparação com agosto, de 13,4% em relação a setembro de 2019, de 3,6% no acumulado do ano e de 4,2% no acumulado de 12 meses.
O volume de vendas do comércio varejista brasileiro fechou 2020 com uma alta de 1,2%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita nominal teve alta de 6%.
Basicamente, o varejo pode ser definido como a venda de produtos e serviços para o consumidor final com a finalidade de utilização doméstica. Os comerciantes compram os produtos dos fabricantes e de atacadistas. O objetivo é revender para o consumidor final.
Já Richter (1954) define o varejo como “o processo de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final”. ...
As principais categorias de comércio que atuam no varejo são:
1. Produto. Todo o marketing de varejo gira em torno do produto, que determina quais linhas e categorias serão vendidas. O varejista pode trabalhar com bens duráveis como eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos, com alimentos ou com bens não duráveis como roupas e cosméticos.
Dentro do setor de varejo no país existem vários segmentos que fazem parte do mercado....Principais setores do varejo no Brasil.
Varejo é um termo usado para designar os setores de comércio que vendem diretamente para os consumidores finais. As atividades do comércio varejista são importantes, pois geram uma grande quantidade de empregos no Brasil.
7 estratégias para aumentar vendas no varejo
6 dicas para melhorar vendas
Os produtos mais vendidos em supermercado costumam variar de acordo com a região ou até mesmo com o porte do estabelecimento, mas dá para saber quais são aqueles essenciais que são bem procurados....Alimentos não perecíveis