Estas características do handebol levam o atleta a lesões freqüentes, onde as mais prevalentes são: no joelho com 26%, devido a condições ambientais como piso irregular ocasionando entorse e lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), seguido de lesão dos dedos com 21%, devido ao forte contato físico, levando a luxações ...
Na tentativa de diminuir o risco de lesões no handebol, algumas formas de prevenção podem ser realizadas, e uma dessas é através da utilização de equipamentos de proteção como: tornozeleiras, joelheiras ou cotoveleiras. (COHEN; ABDALLA, 2003). Outro meio de prevenção é o tipo de piso utilizado nos jogos ou treinos.
O esporte foi criado por dois presidentes de equipes de Handebol de Quadra da Itália, Giani Butarelli e Franco Schiano. A ideia de começar a jogar na areia surgiu devido ao pequeno número de quadras para a prática do Handebol tradicional. O primeiro torneio de Handbeach ocorreu na Itália, em 1992.
Ataque em circulação: neste sistema de ataque os jogadores precisam manter-se em movimento o tempo todo, e precisam também mudar o posicionamento em quadra.
O drible, movimento de bater a bola contra o solo usando somente uma das mãos, permite ao jogador deslocar-se em campo e progredir no ataque mantendo a posse de bola. Deve ser executado continuamente. Se o jogador segurar a bola, deve, obrigatoriamente, passá-la para um companheiro de equipe ou arremessá-la.