As formas nominais do verbo são:
Frases nominais são aquelas que não possuem verbos, exemplos: Boa tarde a todos. Cuidado, menino! Em cima da mesa um computador e várias canecas.
O verbo principal sempre estará em uma forma nominal: gerúndio, infinitivo ou particípio e o verbo auxiliar é que se conjugará em tempo, modo, número e pessoa.
Verbos irregulares são aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical e/ou têm desinência diferente daquela do verbo paradigma, isto é, acabado em -ar (primeira conjugação), -er (segunda conjugação) ou -ir (terceira conjugação).
As duas formas existem e estão corretas. A dúvida reside em quando se deve utilizar está e quando se deve utilizar estar. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ... Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
Locução Verbal é a junção de dois ou mais verbos, sendo um auxiliar e um principal, os quais exercem a função morfológica de apenas um verbo. Locução verbal é a junção de dois ou mais verbos que exercem a função morfológica de um verbo.
Os verbos auxiliares são aqueles que auxiliam na conjugação de outros verbos e por isso recebem esse nome. Eles se unem ao verbo principal na formação dos tempos compostos e das locuções verbais. Os principais verbos auxiliares no português são o ser, o estar, o ter e o haver.
São conjuntos de verbos que, numa frase, desempenham papel equivalente ao de um verbo único. Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, surge sempre numa de suas formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Observe os exemplos: Estou lendo o jornal.
Resposta. é uma verbal que possui somente um verbo.
Verbo principal é aquele que possui significação plena, sendo o núcleo de uma oração: Eu estudei matemática.
Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido....Verbo ir - Verbo irregular da 3ª conjugação.
As locuções verbais, também chamadas de perífrases verbais, desempenham o papel equivalente a um verbo único na frase. São compostas por um verbo principal em um das suas formas nominais + um verbo auxiliar.
Resposta. é nada mais que a união de dois verbos, formada por um verbo auxiliar, juntamente com um outro verbo, expresso em uma das três formas nominais.
Quando encontramos dois verbos juntos, que representam uma única ação verbal, é uma locução verbal. Exemplo: Você *está lendo* essa resposta. É uma expressão que é sempre composta por verbo auxiliar + verbo principal. Exemplos: Está cantando = canta, ia andando = andava.
Gerundismo é o nome dado ao uso inadequado do gerúndio. Ele é formado pela ideia do futuro em andamento, ou seja, como se a ação não fosse terminar nunca. Já o gerúndio, quando empregado de forma correta, significa uma ação em andamento - e não o futuro em andamento.
Serão convocados é uma locução verbal. É uma frase verbal. RESPOSTA: A 3 orações no período.
Chamamos de locução verbal dois ou mais verbos que têm o valor de um só. É sempre formada por um verbo auxiliar (ter, haver, ser, estar e ir) + verbo principal. Vai coçar= coçará.