Estes métodos, em geral, definem como quantificar a armadura necessária para equilibrar os esforços de tração e verificar se a compressão no concreto atende ao limite de resistência. Para os casos em que a compressão na chapa é excessiva, uma das soluções possíveis seria a adoção de armaduras que funcionam comprimidas.
A altura das vigas deve ser preferencialmente modulada de 5 em 5 cm, ou de 10 em 10 cm. A altura mínima indicada é de 25 cm. Vigas contínuas devem ter a altura dos vãos obedecendo uma certa padronização, a fim de evitar várias alturas diferentes.
Em vigas contínuas a altura será calculada dividindo-se o maior vão, l1 , l2, ou ,ln, por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. Esta altura h pode ser usada em toda a viga, mesmo nos menores vãos. A altura da viga em balanço pode ser estimada dividindo-se o comprimento do balanço por cinco.
Geralmente a argamassa tem 1cm de espessura, ou seja, para calcular a área do tijolo ou bloco com argamassa é só somar 1cm na altura e comprimento e multiplicar. E finalmente, para calcular a quantidade de tijolos ou blocos é só dividir a área da parede ou muro pela área do tijolo ou bloco com argamassa.
Quem mora em apartamento precisa descobrir quanto peso a laje agüenta por metro quadrado. "Por norma, esse valor é de, no mínimo, 150 kg/m2.
Independente do tipo de enchimento da laje (no seu caso é isopor ou EPS), desde que dimensionada para determinado tipo de carregamento poderia colocar a banheira sem problemas. Neste caso aconselho você procurar consultoria para analisar toda a estrutura pertinente para passar uma solução adequada.
Convencional
Treliças e sótãos Uma treliça de 15 m sem um sótão vai pesar aproximadamente entre 135 a 160 kg. A mesma cobertura com um sótão pode pesar de 270 a 320 kg.
Geometria. As diagonais, peças mais compridas em uma treliça, devem estar sempre que possível sofrendo tração. Peças muito esbeltas submetidas à compressão tendem a sofrer com a flambagem, logo deve-se evitar que as peças mais longas estejam dispostas fisicamente na treliça de maneira com que sejam comprimidas.
Onde utilizar as treliças? Você deve utilizar as treliças em grandes obras, como pontes, edifícios e outras construções de maior porte. Além disso, o ideal é utilizá-la quando houver uma grande distância entre as estruturas ou quando procurar construir um material mais leve.
Treliça Laje H8 R$. 41,00 m2 Laje H8 (treliça + Isopor) R$. 13,00 o metro linear do trilho H8 (ferragem 6mmx4.