Ele pode ser usado para substituir a toma do leite ou do iogurte, sendo uma excelente opção para quem tem o intestino preso. Pode-se consumir 1 vez ao dia, no café da manhã ou no lanche, por exemplo.
O tempo ideal de fermentação é de 24 a 48 horas, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas.. Aconselha-se não deixar os grãos na mesma água/leite por mais de 3 dias, eles podem morrer por falta de alimento.
Indica-se que a mistura seja colocada em um pote de vidro, que não deve ser tampado, apenas coberto por um pano e mantida a temperatura média de 20ºC a 37ºC. Para consumir um kefir, é indicado o tempo de fermentação médio de 6 horas. Para obter o produto mais denso e ácido, o processo deve durar até três dias.
É preciso ver se o kefir está no ponto para ser coado Conforme explicou a nutricionista Nicolle, 24h depois de tirar o kefir da geladeira, ele já costuma estar pronto para ser coado. No entanto, para ter certeza de que a colônia está no ponto, ela dá a dica de fazer o truque de balançar e observar o vidrinho.
Você saberá que o kefir está dando certo quando, depois de fermentado, o leite fica mais grosso, na consistência de iogurte. A coloração normal dos grãos é mais branquinha, se você encontrar algum mais escuro ou amarronzado, descarte!
Kefir de leite, como fazer 2- Adicione 1 litro de leite sobre 2 colheres de sopa dos grãos. O ideal é que a bebida seja previamente fervida e resfriada em temperatura ambiente (nunca quente!).
Como Fazer Kefir de Água Junte os grãos com a água e o açúcar dentro do pote já esterilizado, tampe com o pano e o elastico. Leve para fermentar por 24 horas, em um lugar escuro e fechado. Depois é só coar passando por uma peneira não metalica, voltar os grãos para o vidro já limpo e esterilizado.
-> Coloque os grãos (aproximadamente 4 colheres de sopa) em um recipiente de vidro (como um pote de conserva de pepinos, por exemplo) com 200ml de água mineral temperatura ambiente. -> Adicione 1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo ou melado - esse vai ser o alimento das bactérias e leveduras.
Kefir de leite precisa de leite integral. ?Leite de caixinha. Nada de usar leite desnatado, semi desnatado ou sem lactose. ... coloque sobre os grãos e deixe descansar por 15m então acrescente o leite normalmente para fermentar.
LEITE DE VACA
As sugestões de fortalecimento dos Grãos de Kefir de Água durante a fermentação regular incluem: casca de ovo triturada, uva passa, frutas secas, limão, ameixa, figo, gengibre, suco de uva, bicarbonato de sódio, entre outros.
O consumo regular do kefir tem a capacidade de reduzir problemas intestinais, uma vez que as bactérias boas melhoram a digestão e aceleram o trânsito intestinal. A bebida oferece ainda uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e os peptídeos, que contribuem para a saúde.
No soro do Kefir, é onde se concentra boa parte dos nutrientes, além de também trazer consigo os benefícios dos microrganismos que fermentam o leite. Embora a proteína não seja isolada, o soro do Kefir é altamente proteico. Assim como no caso do whey protein, ele é benéfico para quem treina.
6 gramas
O soro do iogurte contém garantidamente lactobacilos vivos, superimportantes para a saúde intestinal e o sistema imunológico. Contém proteínas, minerais, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, e pode proteger contra toxinas, bactérias e vírus.
O consumo regular de soro do leite traz os seguintes benefícios para a saúde:
A proteína do soro do leite tem mostrado ajudar as pessoas a manter seus tecidos musculares. Isso pode ser particularmente importante para idosos, indivíduos fisicamente ativos e aqueles que tentam manter ou perder peso.
A proteína do soro do leite conhecida como whey protein é uma mistura de proteínas globulares isoladas a partir de soro de leite, uma substância líquida obtida durante a produção de queijo.
Em geral, o soro do leite pode ser utilizado na dieta de bovinos em níveis de até 44% de matéria seca, sem causar distúrbios digestivos (Susmel et al. 1995).