Resposta. A semelhança é que os dois tem os mesmos fatores, jogam em equipe e querem vencer, já a diferença é que o vôlei de quadra você poder se deslocar para um lado e para o outro! E o vôlei sentado não.
CONCLUSÃO O vôlei sentado possibilita um mundo de oportunidades para pessoas com deficiências, contribuindo para sua independência social. A sociedade cria padrões estéticos e a inclusão através do esporte é uma prova de aceitação social o que contribui para o aumento da autoestima.
Os atletas podem competir em quatro tipos de bike, de acordo com a deficiência: convencional, triciclo, tandem e handbike. As adaptações são feitas nas largadas, viradas e chegadas. ... No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção.
O esporte adaptado, ou seja, a prática de uma atividade esportiva adaptada para pessoas com deficiência ‒ por exemplo, basquete em cadeira de rodas ‒, mostrou-se um eficiente instrumento de reabilitação e promoção de saúde desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados voltavam para seus lares com mutilações ...
Existem alguns critérios na hora da adaptação da modalidade. É aconselhável que o espaço (quadra, campo, pista, etc.) seja limitado e bem sinalizado, sem qualquer tipo de obstáculo que possa dificultar a locomoção dos atletas.
No entendimento dos autores deste estudo, define-se o esporte adaptado como um construto complexo que não pode ser encarado de forma reduzida à condição de preparação física, reabilitação ou ao "status" de "ferramenta de inclusão".
Conheça alguns esportes adaptados para quem usa cadeiras de rodas
De um modo geral, o esporte melhora a condição cardiovascular, aprimora a força, agilidade, coordenação, equilíbrio e a capacidade motora da pessoa. Psicologicamente, o esporte melhora a autoestima e a autoconfiança, tornando as pessoas mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.