Entre todas as cores, a azul-marinho e a azul-celeste também foram agraciadas com exceção e, quando adjetivos, não variam: ternos azul-marinho, madeixas de cabelo azul-marinho. ...
Velozes é o plural de veloz.
adjetivo Que se desloca rapidamente; que se movimenta com excesso de velocidade; rápido: carro veloz; coelho veloz. Cuja duração é rápida: tempo veloz.
18 sinônimos de veloz para 2 sentidos da palavra veloz: Que é muito rápido: 1 rápido, ligeiro, célere, acelerado, apressado, apressurado, alígero, precípite, lesto, lépido, vertiginoso, presto, voador, ágil.
O grau superlativo dos adjetivos
O superlativo absoluto sintético de ruim – tal como do adjetivo mau – é péssimo (cf.
O adjectivo mau, além da forma irregular no grau superlativo absoluto sintético, a forma péssimo, apresenta também a forma regular malíssimo. Assim, para o feminino plural más, o grau superlativo absoluto sintético é péssimas, sendo também utilizada a forma regular malíssimas.
De o grau superlativos bom amigo levado contente fácil terrível alto satisfeito e humilde.
O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. ... O grau superlativo absoluto, por sua vez, é aquele que eleva algo de forma isolada. Exemplos: Este casaco é muito quente.
Resposta. Confortabilíssimo no masculino, confortabilíssima no feminino.
O grau superlativo absoluto sintético, cuja intensificação se dá por meio de acréscimo de sufixos, está entre as três diferentes gradações do adjetivo. ... Quatro delas são invariáveis, ou seja, não alteráveis, e seis são variáveis, isto é, flexionam-se, indo ao plural, ou feminino, ou superlativo.
2) O superlativo absoluto sintético se apresenta sob duas formas : uma erudita, de origem latina, outra popular, de origem vernácula. A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino + um dos sufixos -íssimo, -imo ou érrimo. Por exemplo: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo.
Quando usamos o grau superlativo absoluto analítico, o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que revelam uma ideia de aumento. Tal modalidade é expressa através de advérbios como muito, extremamente, excecionalmente, etc., antepostos ao adjetivo que, deste modo, intensifica o nome que o acompanha.
1. [ Gramática ] Diz-se de ou adjectivo ou advérbio que indicam o mais alto grau de significação: superlativo absoluto (o que não faz referência a outros objectos da mesma espécie); superlativo relativo (o que faz essa referência). 2. [Figurado] Excelente; elevado; extremo.
Analítico = o substantivo é acompanhado de um adjetivo que indica grandeza. Por exemplo: casa grande. Sintético = é acrescido ao substantivo um sufixo indicador de aumento. Por exemplo: casarão.
O pensamento analítico é uma forma de pensamento com objetivo de explicar as coisas através da decomposição em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas, e uma vez entendidas tornam possível o entendimento do todo. O comportamento do todo é assim explicado pelo comportamento das partes.
Aquele que busca através de iniciativas pioneiras a solução de problemas simples ou complexos no dia a dia. Exemplo de uso da palavra Inovador: O inovador busca solução de projetos.
Diz-se da língua cujas palavras não sofrem muitas alterações, sendo suas categorias definidas por elementos independentes, partículas ou preposições: a Língua Portuguesa é uma língua analítica.
adjetivo Que se comporta com reflexão; que reflete ou pondera; ponderado. Que expressa ponderação, serenidade; sereno: era calmo e reflexivo.
O pensamento reflexivo é descrito como um diálogo sistemático que se estabelece do sujeito com ele mesmo, quando se depara com problemas reais, tendo subjacente uma avaliação contínua de valores, crenças, suposições, princípios e hipóteses perante um conjunto de informações e de possíveis interpretações (DEWEY, 1979 a) ...
As práticas reflexivas constituem pré-requisitos sobre os quais o docente universitário pode desenvolver determinadas competências para (re)pensar os componentes curriculares de uma disciplina, estimulando processos reflexivos nos alunos e nutrindo a disposição para (re)avaliar seus objetivos, os quais norteiam os ...
A prática reflexiva deve estar baseada nas competências profissionais. É no momento da ação educativa que o educador expressa sua sabedoria por meio da transformação de seu conhecimento em prática. ... Em virtude destes fracassos ele se impulsiona em uma jornada do querer aprender para aprender a ensinar.
Para ela, a escola reflexiva seria concebida como aquela que “se pensa e se avalia em relação ao projeto pedagógico e à sua missão social, constituindo-se uma organização aprendente, que qualifica não só os que nela aprendem, mas também os que nela ensinam, além de todos que apoiam professores e alunos”.
O professor reflexivo tem consciência de sua realidade e busca técnicas e metodologias que se enquadrem nela para o seu desenvolvimento tanto profissional quanto cognitivo. A ideia de professor reflexivo reside na capacidade de investigar sua própria docência, ou seja, examinar o resultado do seu trabalho.
Ser professor, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo. É na generosidade, poder disseminar conhecimento. Ser professor, é legado e também uma missão cotidiana.
A reflexão na ação se dá quando o professor reflete, colocando para si as questões do cotidiano como situações problemáticas e faz isso ao mesmo tempo em que está vivenciando esta situação. No entanto, quando se faz esta reflexão após a ação, é a chamada reflexão sobre a ação; esta tem caráter retrospectivo.