A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini.
Expressões dramáticas das personagens retratadas; Preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas; Importância da iluminação e o jogo de luzes e sombras; Uso de contrastes a fim de evidenciar a proximidade do divino com o humano.
Os principais atributos da pintura barroca são a composição simétrica, o equilíbrio da arte renascentista e o contraste de claro-escuro. ... Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava intensificar a sensação de profundidade.
As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente. Na realidade, trata-se do aproveitamento de dois modos: o modo jônico (modo "maior") e o modo eólio (modo "menor").
Esta pintura surgiu pela razão e procurou o ideal clássico de beleza. Os pintores neoclássicos adoptaram formas racionais onde a austeridade, a simplicidade e o geometrismo foram as notas mais dominantes. Os temas representados era de: assuntos históricos, alegóricos, mitológicos, heróicos e o retrato.
Perceba que, em contraste com o Barroco, as cores do Rococó são leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul e verde surgem substituindo as cores sombrias e o excesso de dourado típicos do Barroco.
Caracterizado pelo uso de conchas, laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura, escultura e pintura. Elas deveriam se complementar harmonicamente, muitas vezes pela união de artistas especializados em afazeres distintos.
Resposta. Nesse estilo artístico, passam a predominar as tonalidades claras e luminosas, a técnica do pastel passa a ser bastante utilizada, dentre os pintores desse período os melhores são Watteau e Chardin.
Na primeira metade do século, em substituição aos modelos do academismo da escola bolonhesa dos Carracci, predomina o gênero nitidamente rococó, a chamada pintura fêtes galantes, graciosa luminosa e fantasista, tão bem representada por Watteau e Fragonard.
O estilo rococó aparece na Europa do século XVIII e, tendo a França como seu principal precursor, se espalha em vários países do Velho Mundo e alcança algumas regiões das Américas, como o Brasil.