Significado de Estrebaria substantivo feminino Estabelecimento onde se colocam ou se abrigam os cavalos e seus arreios.
1 Lugar cercado em que se junta e recolhe o gado; estábulo, presépio, redil. 2 pej Casa tosca e imunda.
Significado de Banhadal substantivo masculino Sucessão de banhados. Terreno coberto de banhados. Banhado de vasta extensão.
Significado de Xucro adjetivo Diz-se do animal que não foi ou não está domado; selvagem, bravio, intratável: cavalo xucro.
As palavras chucro e xucro existem na língua portuguesa e estão corretas. São formas gráficas variantes, apresentando duas formas corretas de escrita, com ch ou com x. Os adjetivos chucro e xucro indicam um animal não domesticado, bem como uma criança arredia.
substantivo feminino Grupo de pessoas que se reúne para acompanhar algo ou alguém; séquito.
curral s.m. Área cercada para abrigo e recolha de gado. Local cercado para a pesca, perto da praia, normalmente formado por varas que... curial adj. Relativo ou pertencente à cúria.
Canjica, jimbelê ou curau é uma iguaria típica da culinária brasileira. Doce, pastosa e de origem africana, tem como principais ingredientes creme de milho verde, leite de vaca ou de coco, açúcar e canela em pó ou em casca. É um prato típico das Festas Juninas.
Conhecido como curau, nos estados do sudeste brasileiro, a canjica é feita de milho verde, leite, leite de coco e açúcar.
O curau de milho é originado do pudim europeu e de uma bebida espessa utilizada pelos índios tupis, já que o termo vem do tupi minga'u, uma bebida espessa utilizada também em rituais.
Chamado no nordeste como canjica nordestina, o curau tem sua origem na união de duas receitas, o pudim europeu e uma bebida densa dos tupis, que antigamente era utilizada em rituais. O próprio nome em Tupi já define sua origem, “minga'u”. Com um modo de preparo muito simples, qualquer pessoa pode fazer.
O curau é um doce de textura pastosa, semelhante a um mingau seco, também conhecido como canjica e canjiquinha (no Nordeste), coral e papa de milho. O nome varia conforme a região, assim como os ingredientes, mas geralmente a receita leva milho verde, leite de vaca ou de coco, açúcar e canela.
Significado de Curau substantivo masculino Papa de milho verde cozido com leite e açúcar, polvilhado com canela. [Regionalismo: Nordeste] Comida feita de carne salgada com farinha de mandioca.
Nos estados da sub-região do Meio-Norte (Maranhão e Piauí), o prato é conhecido como "mingau de milho". ... Etimologicamente, a palavra é de origem africana e provém do kimbundo mu'kunza, que em português se traduz por «milho cozido».
Etimologia. "Mingau" vem do tupi minga'u, "o que alguém empapa", através da junção de emi (partícula de objeto) e ka'u (empapar). Originalmente, era uma pasta espessa utilizada também em rituais, muitas vezes feita com as vísceras dos prisioneiros sacrificados pelos índios tupinambás.
181. O munguzá ou mungunzá é uma iguaria afro-brasileira ou, mais precisamente, afro-baiana. Uma representação do saber culinário africano adaptado a ingredientes brasileiros, vide o leite de côco, com um toque de especiarias indianas que nos chegaram por Portugal, o cravo e a canela.
A pamonha tem origem indígena. Os índios latino-americanos comiam muito milho verde amassado com leite de coco, manteiga e erva doce. Tanto que a palavra vem do tupi, pamu-ña, algo como empapado. Desde então a pamonha é um quitute consumido em várias regiões do Brasil.
As pamonhas de Piracicaba tornaram-se famosas pelo fato de a cidade de Piracicaba, no Brasil, ter grande produção desse alimento.
Origem da Pamonha O nome pamonha vem da palavra pamunã, do tupi. Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias.
Diz-se de uma pessoa pamonha alguém que é considerado molenga, idiota ou bobo. ...
A pamonha é chamada de Tamale em inglês.
Significado de Superstição Crença que faz com que alguém crie certas regras ilógicas, tenha medo de coisas inofensivas ou acredite em coisas sem fundamento. ... Etimologia (origem da palavra superstição). Do latim superstitio.
Exemplo das superstições mais populares no Brasil: - Quebrar um espelho provoca sete anos de azar na vida de quem quebrou; - Passar por debaixo de uma escada dá azar; - Achar um trevo de quatro folhas traz sorte; - Se uma pessoa apontar uma estrela, nascerá uma verruga em seu dedo.