Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio).
O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.
Astrócitos: Astrócitos são células em forma de estrela que circundam os neurônios e suportam a função dos neurônios. Os astrócitos ajudam principalmente a regular o ambiente do cérebro. Os astrócitos também ajudam os neurônios a sinalizar para outros neurônios, passando substâncias químicas de um neurônio para outro.
Os neurônios apresentam como partes básicas o corpo celular, os dendritos e o axônio.
1– Neurônios multipolares: são a maioria dos neurônios existentes em nosso corpo, apresentando mais de dois prolongamentos celulares. Esses neurônios são encontrados no sistema nervoso central. 2- Neurônios bipolares: apresentam somente um dendrito e um axônio. ... 4- Neurônios unipolares: apresentam um único axônio.
Os neurônios apresentam formas variadas, mas todos eles têm algo em comum, são células do tecido conjuntivo.