A Portaria GM 2.
No mundo contemporâneo, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) tem se tornado uma modalidade de assistência à saúde vinculada à proposta do Sistema Único de Saúde, que encontra-se em processo de consolidação no Brasil.
O serviço está sediado no primeiro andar do Hospital Pedro II, no Complexo Hospitalar do IMIP, e é coordenado pela geriatra e especialista em Cuidados Paliativos, Mirella Rebelo.
Para ser atendido pelo SAD, é necessário que o usuário e um familiar (ou cuidador, mediante assinatura de termo de consentimento) concordem em abrir as portas de sua residência para a atenção à saúde oferecida pelas Equipes.
A prestação de assistência à saúde na modalidade AD2 é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), ambas designadas para essa finalidade. A EMAD é a principal responsável pelo cuidado do paciente domiciliado.
Os valores vão depender de nível de complexidade dos cuidados para cada paciente. Os valores podem variar, de acordo com a maior necessidade ou dispensa de alguns serviços. No Brasil, o valor diário médio pago para um profissional de home care é de R$ 150 para um período de 12 horas.