Parâmetros de análise sensorial
A análise sensorial é definida pela Asso- ciação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1993) como a disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição.
Estas características, ou atributos sensoriais, tendem a ser percebidos na seguinte ordem: aparência, aroma, consistência e sabor. No entanto, no processo de percepção, a maioria ou todos os atributos se sobrepõem, ou seja, a pessoa recebe uma camada quase simultânea de impressões sensoriais.
A produção em escala industrial garante o acesso da alimentação básica para as populações urbanas com menor custo, alimentos mais seguros, controle da qualidade dos alimentos, conveniência para as populações urbanas, redução de perdas e desperdícios, eficiência no uso de água, energia e outros insumos.
As Vantagens: conserva por mais tempo o alimento, baixo custo e praticidade. As Desvantagens: é as doenças que podem ser causadas pelos conservantes e pela quantidade de sódio.
Os alimentos industrializados são produzidos por indústrias de grande porte, envolvendo várias etapas, técnicas e adição de ingredientes durante a fabricação desses alimentos, como açúcares, sal, óleos, gorduras e ingredientes de uso exclusivo das grandes indústrias, como conservantes, corantes, emulsificantes, entre ...