EQST

O Que O Renascimento Comercial E Urbano?

O que é o renascimento comercial e urbano?

O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.

Como as Cruzadas ajudaram no renascimento urbano e comercial?

RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO As Cruzadas reabriram as rotas de comércios dos europeus com o oriente e aceleraram a fragmentação do Império árabe muçulmano, que no século VIII se estendia do Oriente Médio, norte da África até a Península Ibérica. ... Nos burgos também se desenvolveu o artesanato voltado para o comércio.

Qual a nova classe social que surge com o renascimento urbano?

História Geral. O renascimento urbano europeu teve início no século XI. A partir do crescimento comercial surgiu a burguesia, formada por comerciantes que desenvolveram o capitalismo.

É marcado pelo Renascimento e pelo mundo urbano e burguês?

A Idade Média (476 a 1453) costuma ser conhecida como a época em que a economia europeia esteve praticamente estagnada. O período de auge do feudalismo foi o que se costuma chamar de Alta Idade Média (séculos 5 a 10). ...

Porque o Renascimento foi um movimento cultural urbano e burguês?

No conjunto da produção renascentista, começaram a sobressair valores modernos, burgueses. Mas o elemento central do Renascimento foi o humanismo, com a valorização do homem, da vida terrena e da natureza. O Renascimento foi um movimento cultural urbano, que atingiu a elite das cidades prósperas.

Quais as duas cidades tiveram mais destaque na época do renascimento urbano e cultural da Europa?

O crescimento urbano garantiu o desenvolvimento de muitas cidades na Europa, sendo Paris, com 200 mil habitantes, a maior delas. Outras cidades importantes, por exemplo, foram Florença, Veneza, Londres e Barcelona.

Como era a economia feudal antes do renascimento urbano?

As terras férteis eram dividias entre os mansos senhoriais, pertencentes ao senhor feudal; os mansos servis, destinados à produção agrícola das populações camponesas; e o manso comum que era utilizado por todos habitantes do feudo. A disponibilidade de terras férteis era preocupação constante entre os camponeses.

Quais foram as consequências do renascimento comercial e urbano para a Europa?

Resposta. A grande consequência do Renascimento comercial e urbano foram foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.

O que as Cruzadas tiveram a ver com o renascimento comercial na Europa?

As Cruzadas ocorreram entre os anos de 1096 e 1270 e conduziram a Europa a um momento de renascimento comercial: ao voltarem das batalhas em terras orientais, os cruzados traziam consigo produtos de luxo, como tapetes persas, porcelanas chinesas, tecidos finos ou especiarias (temperos como cravo, canela e pimenta), que ...

Qual a relação entre o surgimento dos Burgos e o renascimento comercial e urbano?

Fique sabendo o que o foi o Renascimento comercial e urbano na Idade Média e como isso foi decisivo para o aparecimento da burguesia. ... O fluxo de mercadorias entre os “burgueses” (habitantes dos burgos) e os camponeses acabou por desencadear o que hoje se denomina Renascimento comercial e urbano da Idade Média.

O que é um burgo?

Significado de Burgo substantivo masculino Fortificação que, na Idade Média, servia para abrigar as populações que vivam fora das muralhas. Castelo ou mosteiro protegido por muralhas. Aldeia construída ao redor desse castelo. Os arredores de uma cidade ou de uma vila; arrabalde, cercania.

O que são os burgos?

Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. ... A burguesia não é composta apenas pelos proprietários dos meios de produção, como os donos de fábricas, por exemplo.