O objetivo principal da pesquisa ou exploração mineral é a descoberta de depósitos minerais cujas dimensões, formato e teores lhe permitam a explotação de forma lucrativa na crosta terrestre.
A Pesquisa Mineral realiza trabalhos fundamentais para avaliar e determinar a existência ou não de uma jazida economicamente viável, ou seja, indica uma possível instalação e operação de um empreendimento.
Entender o que é Prospecção mineral é conhecer o primeiro passo para a descoberta de jazidas minerais, tão importantes para o desenvolvimento e bem-estar da população em geral, responsável pela determinação de alvos geológicos que apresentam algum potencial econômico.
Os sulfetados são os mais importantes para a indústria de extração do cobre. A Calcopirita, a calcocita e a bornita são os principais minerais sulfetados de cobre. Secundariamente estão os minerais oxidados e carbonatados. Os minerais portadores de cobre são encontrados em pequenas concentrações nos minérios de cobre.
reservas minerais. Medida da quantidade e de teores de minério de um depósito mineral em função de um teor mínimo de explorabilidade deste minério. Existem vários tipos de reservas (medida, inferida e total) em função da precisão dos dados disponíveis de amostragem e segundo conceitos próprios de cada tipo de minério.
Reservas mineral são as partes dos Recursos Minerais, que após a aplicação de todos os fatores de mineração, resultem em tonelagens e categorias estimadas, que na opinião da (s) Pessoa (s) Qualificada (s) responsáveis pelo estudo, são a base de um projeto economicamente viável, após considerar-se todos os fatores ...
O cálculo de reservas segue uma seqüência lógica constituída pelos seguintes passos: avaliações geológicas, avaliações do método de pesquisa e amostragem, delineação do corpo mineral e seleção de um método apropriado para o cálculo de reservas.
Reserva mineral seria basicamente um depósito de teores minerais, enquanto o recurso mineral é aquilo que é extraído dessas reservas.
Aplicação dos fatores para transformação de recursos em reservas minerais: lavra, processamento, metalurgia, infraestrutura, economicidade, mercado e questões de ordem legal, ambiental, social e governamental.
Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. ... Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros.
Recursos minerais são substâncias inorgânicas extraídas da Terra e que têm utilidade como matéria prima. São os elementos ou compostos químicos encontrados naturalmente na crosta da terra, isto é, que fazem parte da sua própria formação. Não há, portanto, participação do ser humano no seu processo de criação.
Minério de ferro - hematita, itabirito. --> produção de ferragens, trilhos etc... Minério de alumínio - bauxita ---> produção de fios, chapas, telhas etc... Minério de manganês- pirolusita, rodocrosita, rodonita, polianita, psilomelana, manganita, hausmannita... ---> produção de aços especiais.
1) As rochas são agregados sólidos naturais compostos de um ou mais minerais e podem ser classificadas, segundo sua formação, em magmáticas, metamórficas e sedimentares. ... Rocha extrusivas.
fundamentalmente minerais primários o quartzo; o felspato; o agregados de quartzo e argila; o agregados de minerais de argila.
Alguns representantes dos minerais primários são: quartzo, feldspato, plagioclásio, moscovita, biotita, anfibólio, piroxênio e olivina. Alguns representantes dos minerais secundários incluem os minerais de argila: ilita, montmorillonita e caulinita.
Os minerais mais comuns nas rochas ígneas são todos do grupo dos silicatos: feldspatos, feldspatoides, quartzos, olivinas, piroxênios, anfibólios e micas.
Assim, na crosta terrestre, os principais elementos são Si, O e Al e, subordinadamente, K, enquanto, no manto, Fe e Mg predominam, além de Si e O, enquanto Ca, Na e Al ocorrem em menores quantidades (ver “Estrutura Interna da Terra”).
Uma rocha é, em geral, um agregado de minerais. O granito, por exemplo, é majoritariamente formado dos minerais quartzo, feldspatos e micas. ... A composição mineralógica das rochas ígneas dependerá basicamente da composição do magma a partir do qual se formaram.
Assim sendo, como o próprio nome sugere as rochas magmáticas são compostas por magma. Já por sua vez as rochas sedimentares são compostas de sedimentos. Nesse sentido, as rochas metamórficas tratam - se da mistura da misturas dos componentes das rochas magmáticas e sedimentares.
Existem diferentes tipos de rochas, sendo elas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. ... Rocha é a união natural de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição, podem ser encontrados no decorrer de toda a superfície terrestre.
“O quartzo é um desses minerais mais comuns. Ele está presente nos três tipos de rocha que existem no planeta, as sedimentares, as ígneas e as metamórficas. ... Submetida a temperaturas de até centenas de graus Celsius, a água com quartzo dissolvido começa a evaporar.