Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), existem, pelo menos, três tipos de plágio: Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte. Parcial: 'colagem' resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.
Uma definição simples de autoplágio é usar a própria pesquisa anterior e apresentá-la para publicação como algo novo e original.
A falta de ética na pesquisa cientifica indica a falta de capacidade do pesquisador, pois uma pessoa que copia obra alheia sem autorização e sem citar a fonte, se certifica da sua incapacidade, seja por falta de tempo em pesquisar ou simplesmente por não ter interesse.
Para evitar o plágio, o pesquisador deve citar, tão logo utilize a ideia de terceiros, qual a fonte de pesquisa de onde aquela ideia foi extraída. Há basicamente duas formas de citação, a direta e a indireta.
? Confira neste post as 5 dicas para começar a transformar sua dissertação ou tese em um artigo científico de qualidade: 1️⃣ Comece colocando o corpo do texto em um modelo de artigo, sem se preocupar com lista de referências, resumo, etc...
Com o artigo feito e concluído, siga os seguintes passos, descritos por Ernani: