PRECFACULTCONC - Recolhimento ou período atividade de contribuinte facultativo concomitante com outro TFV. A sigla PRECFACULTCONC (ou PREC-FACULTCONC) no CNIS indica a contribuição como facultativo em concomitância com eventos que descaracterizam a condição de segurado facultativo.
Para resolver essa situação junto ao INSS, você precisa verificar o motivo pelo qual foi realizada a anotação para só então regularizar o período.
Solicita-se ao INSS a emissão de guia da previdência social (GPS) para complementar as contribuições. Assim que emitida a guia, esta deve ser paga no mês gerado. Quanto ao segurado empregado, em caso de salário de contribuição inferior ao mínimo, não é necessária a complementação das contribuições.
Para fazer a retificação das informações que constam no Cnis, sem sair de casa, basta:
Aqui neste post você vai ter 4 dicas de ouro para analisar o seu CNIS para não ter problemas futuros.
Assim, para incluir, alterar, ratificar ou excluir dados em seu CNIS basta agendar o serviço pela internet ou pelo telefone 135 e levar os documentos a uma das Agências.
Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.
3º, inciso V, da Portaria 123/20 do INSS, o serviço de acerto de CNIS pode ser solicitado pela Central 135 ou nas Agências de Previdência Social (APS). A solicitação pelo 135 abre uma tarefa no portal do Meu INSS, onde o segurado (ou procurador) poderá juntar documentos para comprovação do seu direito.
Depois, no próprio sistema Meu INSS você deve enviar os documentos para averbar o tempo de serviço não registrado no INSS: acesse o site meu.inss.gov.br ou aplicativo Meu INSS (no Google Play ou na App Store)
O acrônimo vem de Pendência de Vínculo Extemporâneo não Tratado e sinaliza que existe um vínculo trabalhista entre um funcionário e um empregador que é considerado extemporâneo (ou seja, indevido ou impróprio) por um determinado período de tempo.
O acerto pós-perícia serve para regularizar pendências. Outra função é permitir que o segurado preste os dados necessários à conclusão do pedido de benefício. Em especial, este procedimento tem sido adotado pelo INSS nos casos de auxílio por incapacidade temporária – anteriormente denominado auxílio-doença.
O segurado pode saber o resultado da sua perícia do INSS pela internet, no site oficial da Previdência Social....Consulta online
Perícia é o meio de prova feita pela atuação de técnicos ou doutos promovida pela autoridade policial ou judiciária, com a finalidade de esclarecer à Justiça sobre o fato de natureza duradoura ou permanente.
A realização de perícia é necessária quando as questões controvertidas sobre determinado fato exigirem conhecimentos técnicos ou científicos especializados, que não podem ser demonstrados ou esclarecidos por pessoas sem habilitação profissional na área. A prova pericial possui três espécies diferentes (art.
No entanto, a perícia surge regulamentada no Brasil em por meio da Lei n. ... No século XX, surgiu em nosso país à primeira obra específica sobre a matéria pericial, intitulada “Perícia em Contabilidade Comercial”, de João Luiz Santos em 1928.
A perícia médica é um procedimento obrigatório, realizado pelo médico habilitado do INSS. O seu objetivo é comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, seja total ou parcialmente, para exercer a profissão.
Marcando a perícia Ele pode ser feito de duas formas: pelo telefone ligando para 135 ou através do site do Meu INSS. Tenha em mãos o RG, CPF e Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Então, após realizar o agendamento, é recomendado ter em mãos o seu comprovante.
Fica assegurado, de pleno direito, o acompanhamento do médico assistente indicado pelo segurado, desde que devidamente identificado…”. ... Esta decisão afronta diretamente o Parecer 09 de 2006, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que determina que: “O exame médico-pericial é um ato médico.
A medida visa agilizar a concessão de benefícios previdenciários, desafogando as filas do INSS. ... Para comprovar o direito ao benefício sem realizar perícia médica presencial, e assim, evitar o contágio pelo novo coronavírus. O segurado deve apresentar a documentação médica atualizada através do site Meu INSS.
Não é mais possível pedir a antecipação do benefício sem a realização de perícia médica, medida que foi tomada em razão da pandemia da Covid-19. Sendo assim, o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisa marcar a perícia médica através dos canais remotos do órgão.
Agendamentos
Prazo estipulado por LEI De acordo com o Tribunal Regional, o INSS tem o prazo de 45 dias para realizar suas perícias médicas, se este prazo for descumprido o benefício deverá ser concedido automaticamente ao segurado.