A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
Para baixar o PDF: Você só precisa fazer um cadastro gratuito em NOVA ESCOLA, inserindo um e-mail e senha ou entrando com sua conta do Facebook ou do Google através do formulário nesta página. Se você já é cadastrado, basta fazer entrar com a sua conta.
Ao tratar da discussão de um documento de 500 páginas, o objetivo do livro é oferecer aos profissionais da educação uma orientação geral, seguida de orientações específicas para as diferentes etapas nas escolas.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.
Em 14 de dezembro de 2018, o ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio. Agora o Brasil tem uma Base com as aprendizagens previstas para toda a Educação Básica.
As leis que garantem a BNCC
Enquanto os documentos da BNCC referentes às etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram homologados em 2017, o documento da Etapa do Ensino Médio foi reformulado ao longo do ano seguinte, recebeu mais de 44 mil contribuições e foi aprovado pelo CNE em 4 de dezembro de 2018.
2015
A BNCC faz parte do Plano Nacional da Educação, previsto na Constituição Federal de 1988. A primeira versão foi redigida em 2014. O documento foi aberto para consulta pública em 2015, permitindo que a sociedade pudesse contribuir com suas opiniões. 45 mil escolas colaboraram nesse processo, levando à segunda versão.
14 de dezembro de 2018
O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, os sistemas de ensino deverão certificá-lo no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu.
No novo formato, cada área do conhecimento possui competências específicas que, por sua vez, devem ser relacionadas a um conjunto de habilidades, correspondentes às aprendizagens fundamentais a todos os alunos do Ensino Médio.
Em relação aos prazos, a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC, publicada no dia 22 de dezembro de 2017, estabelece que as adequações devem ser feitas ao longo de 2018 para que, já em 2019, elas cheguem às salas de aula. O prazo máximo para a implementação é o início do ano letivo de 2020.
Segundo os professores e gestores, o problema não é a habilidade, mas “a falta de recursos tecnológicos nas escolas públicas para desenvolvê-la”.
Mesmo com a pandemia de Coronavírus causando uma verdadeira revolução no ambiente escolar, 2020 também foi marcado pela implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento foi essencial para apoiar o planejamento e a execução do ensino remoto. ... Mesmo com tantos desafios, 2020 acabou bem.
BNCC: o que é e qual seu objetivo principal? ... Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.
A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.
A seguir, confira os principais desafios nesse processo.
BNCC: os desafios para 2019 e 2020
O intuito é promover e garantir e pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes. Portanto, o documento também é uma ferramenta para fundamentar a qualidade da educação ao estabelecer os níveis de desenvolvimento que todos os alunos têm o direito de acesso.
Verificado por especialistas A necessidade dos professores conhecerem a BNCC se dá pela necessidade de garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Logo, por meio dessa ação pode-se garantir um ambiente educacional melhor e justo para todos.
A Arte é definida pela BNCC como área do conhecimento humano que contribui para o desenvolvimento da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos alunos, proporcionando a ampliação do conhecimento deles sobre si, o outro e o mundo.
O BNCC tem sido apropriado pelo corpo docente em sua perspectiva de interidisciplinaridade e profundidade, além de ter uma característica importante, isto é: o espaço para a inserção criativa e contextual das demandas sociais e culturais enfrentadas pelas diferentes regiões e comunidades do país.
A importância da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é estabelecer um conteúdo similar nas instituições de ensino em todos país, de modo que alunos das mesmas series possuam o mesmo conhecimento independente da região que façam parte ou da instituição de ensino que estudem.
Os resultados evidenciaram que a BNCC poderá trazer consequências ainda mais danosas para a formação continuada de professores. Conjectura-se que os professores têm deixado de serem os protagonistas de sua formação e atuação, e a BNCC veio reafirmar esse pressuposto neoliberal que tem sido propagado na sociedade.
A BNCC demanda uma maior inserção da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Para os alunos isso implica em maior conexão com a própria realidade – a tecnologia permeia todas as esferas da vida desse jovem, mas estava distante da escola – e, consequentemente, maior engajamento.