O primeiro passo é a coleta dos materiais biológicos que estejam contaminados com as bactérias, por isso, o médico pode solicitar a coleta de fezes, sangue, urina, saliva, catarro ou até mesmo células de um órgão que esteja contaminado.
As orientações de coleta, transporte e armazenamento de amostras para exames microbiológicos encontram-se nos links abaixo:
O laboratório de microbiologia é responsável por caracterizar e também identificar os microrganismos presentes em vários tipos de amostras. ... Assim, o laboratório de microbiologia realiza análises com a qualidade necessária, de forma a oferecer serviços analíticos eficientes e de acordo com a necessidade dos clientes.
O setor de microbiologia realiza exames como cultura de urina, orofaringe e outras secreções. Esses exames balizam o diagnóstico de doenças infecciosas relacionadas, por exemplo, à atividade bacteriana nociva no organismo.
Exames microscópicos As amostras são analisadas quanto aos diferentes tipos de células sanguíneas, mudanças no número e aparência dessas células ajudam no diagnóstico da leucemia.
A imunofenotipagem por citometria de fluxo consiste em uma técnica a laser que permite estudar uma população de células, determinando suas características físicas e biológicas, para direcionar o diagnóstico e tratamento de doenças como leucemias e linfomas.
Exames para Diagnóstico da Leucemia Linfoide Aguda (LLA)
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.