O cálculo do ROI é simples. Inicialmente subtrai-se o ganho obtido com o investimento pelo próprio valor investido, e, em seguida, divide-se esse resultado por esse mesmo valor de investimento. Com isso, a fórmula fica da seguinte maneira: ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento.
Exemplo do VPL no Excel A fórmula é mais simples, pois basta selecionar todo o fluxo de caixa na fórmula, fazendo: =TIR(B4:B11) para o primeiro projeto e =TIR(C4:C11) no segundo.
Os passos para o cálculo são:
Do inglês Internal Rate of Return, a Taxa Interna de Retorno (TIR) é um método muito utilizado para análise da viabilidade de projetos de investimento e no campo da engenharia econômica. A TIR calcula a taxa de desconto que deve ter um fluxo de caixa para que seu Valor Presente Líquido (VPL) iguale-se a zero.
Fórmula do VPL Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).
A função Valor Presente serve para trazer determinado valor para um momento anterior, normalmente considerado o momento atual. Uma vez que o princípio da matemática financeira seja a do valor do dinheiro no tempo, quando falamos de R$1.
O Valor Presente Líquido é utilizado para medir a viabilidade econômica de um projeto, sendo um dos métodos mais confiáveis e práticos para esse tipo de análise. ... Bem, se a taxa mínima de atratividade for igual à taxa de retorno esperada pelo investidor e o VPL positivo, então o projeto será classificado como viável.