Algumas cidades do Sul celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Apresenta aspectos culturais dos imigrantes alemães, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses, etc.
A região Sul do Brasil é composta pelos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Apresenta grande diversidade cultural, as maiores influências culturais são dos imigrantes europeus. ... Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824.
Sul: no frio do Sul sempre tem fogueiras, pinhão e quentão para aquecer a festa. Bandeirinhas coloridas enfeitam escolas e as casas que festejam. Além do quentão e pinhão, típicos do sul, tem doces de amendoim, milho, pipoca, cocada, canjica e arroz doce. E depois da quadrilha tem o casamento caipira!
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, dos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e da Região Centro-Oeste.
São João é conhecido como o Santo Festeiro e as festas juninas marcam a data com danças e pratos típicos. Alguns símbolos bastante conhecidos nessas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros.
Oktoberfest Blumenau
Festa Junina - Os santos - Conheça Santo Antônio, São João e São Pedro.
Padre Dido conta a história dos Santos São Pedro, São João e Santo Antônio.
quadrilha, dança
Canjica, arroz-doce, quentão… Toda festa junina é uma delícia e, além de comidas e brincadeiras típicas, a comemoração é uma tradição católica em que são celebrados os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro. ...
As festas juninas remetem à tradição do Cristianismo, mas sua origem é ainda mais antiga. ... Estes cultos à fertilidade foram mantidos mesmo após a era cristã na Europa. Então, a Igreja Católica usou esse mesmo período para homenagear três santos: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24) e São Pedro (29).
Entre os costumes católicos, a festa junina é marcada pelo levantamento do mastro de São João. Foi São João quem criou o batismo e que batizou o primo Jesus.No dia 29 de junho é comemorado o Dia de São Pedro.
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.