Resposta. Acelomado(s): platelmintos; Pseudocelomado(s): nematódeos; Celomado(s): anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados.
Animais celomados são aqueles que apresentam celoma verdadeiro, enquanto os acelomados não apresentam celoma e os pseudocelomados (pseudo= “falso”) apresentam uma cavidade que não é revestida completamente por mesoderme.
Os nematódeos são animais triblásticos e pseudocelomados. A sua aquisição evolutiva foi o tubo digestório completo, com boca e ânus.
Diblásticos: são animais que apresentam dois folhetos embrionários: a ectoderme, (externo) e a endoderme, (interno). Triblásticos: são animais que apresentam três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme.
Uma das característica dos animais contidos nesse filo é a presença do pseudoceloma, que é a cavidade que circunda o tubo digestório revestida por endoderme e mesoderme. Se o celoma (cavidade) fosse verdadeiro, como é a partir do filo dos anelídeos, seria revestido apenas por mesoderme.
São animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca) e possuem simetria bilateral.
Além disso, são animais pseudocelomados: possuem uma cavidade cheia de líquido chamada de pseudoceloma, pois não é delimitada apenas por mesoderma como o celoma verdadeiro, mas sim pelo mesoderma e pelo endoderma.
Os nematoides ou nematódeos são triblásticos, pseudocelomados, não segmentados, com simetria bilateral e de tamanho muito variável, existindo espécies de 0,3mm até 8 metros de comprimento (Placentonema gigantissima).
Resposta. Uma lista extensa de VERMES são capazes de parasitar a espécie humana. Um exemplo deles é: NEMATELMINTOS (Vermes cilíndricos) - Por exemplo o Schistossoma mansoni, que causa a esquistossomose; o Ascaris lumbricoides (lombriga), que causa a Ascaridíase.
Os nematóides são vermes que possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Em algumas situações, as fêmeas assumem formas aberrantes de rim, maçã ou outras que fogem da aparência corriqueira dos vermes.
Costuma-se dividir os nematóides em três grupos, quanto ao modo de vida ou hábito alimentar: i) de vida livre: compreende as espécies que se alimentam de fungos (= micófagas), de bactérias (bacteriófagas), de algas (algívoras), de nematóides (= nematófagas) ou de outros invertebrados microscópicos; aqui devem estar ...
A rotação de culturas consiste na principal medida efetiva para o manejo de nematoides no SPDH. Rotacionar cultivos de hortaliças com culturas que não hospedem um determinado patógeno tem como finalidade a diminuição da população destes organismos pela retirada do seu alimento.
Também, o fluxo de água excedente de irrigação ou de enxurradas provenientes de áreas contaminadas deve ser evitado. Por fim, o pesquisador recomenda que, durante a condução do pomar, análises periódicas do solo e das folhas sejam feitas para subsidiar o manejo nutricional das plantas.
Encha uma placa de microondas com terra e cubra-a. Faça alguns furos na tampa para ventilação, ou deixe a tampa parcialmente aberta. Cozinhe no microondas durante cerca de 90 segundos até o solo atingir uma temperatura de 180°F.
A esterilização a vapor é um método eficiente para controlar patógenos que se desenvolvem normalmente em substratos. Temperatura de aproximadamente 50ºC elimina nematóides e fungos causadores de tombamento das mudas como Pythium e Rizoctonia.
A solarização é eficiente e consiste na quase esterilização do solo ou substrato pelo vapor de água. Não usa nenhum elemento químico, como venenos e gases e não fica resíduo nenhum no solo após o seu término.