Karl Marx e as suas ideias mais importantes
O socialismo científico está entre as principais ideias de Karl Marx e é ele que leva ao comunismo. Resumidamente, é uma doutrina com orientações práticas para se instaurar a REVOLUÇÃO com a finalidade de se alcançar uma sociedade igualitária. No comunismo a religião, o Estado e o capitalismo são formas de alienação.
Teoria de Karl Marx Porém, o filósofo ficou mais conhecido por sua teoria de análise e crítica social, que reconhecia uma divisão de classes sociais e a exploração de uma classe privilegiada e detentora dos meios de produção sobre uma classe dominada.
Para Karl Marx, o estado capitalista é entendido como um reflexo da base econômica da sociedade capitalista, com sua função principal refletindo as necessidades da economia capitalista.
Para ele, o Estado é o braço repressivo da burguesia. Ele utiliza-se da coerção para garantir a ordem infraestrutural. Marx teoriza que as forças produtivas do modo de produção capitalista deveriam ser desenvolvidas ao máximo até as contradições entre as classes tornarem-se insuportáveis.
Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. ... Além da ação social, que é a expressão do comportamento externo do indivíduo, trabalha também o conceito de poder.
Luta de classes é um conceito que diz respeito a expressão dos conflitos entre as diferentes classes sociais, portadoras de interesses completamente antagônicos e inconciliáveis entre si. ... O capitalismo moderno ocidental, entretanto, traz consigo duas novas classes fundamentais: a burguesia e o proletariado.
conceito de lutas de classes é caracterizado pelo confronto entre a classe burguesa e os proletários. As relações de produção, distribuição e a alienação ocasionada pelo sistema capitalista geraram a luta de classes.
Essa percepção é construída ao longo do tempo por meio da luta de classes e envolve reconhecer a própria condição econômica, identificar outros indivíduos na mesma situação, desenvolver uma gama de interesses em comum e organizar-se politicamente para viabilizar as demandas desse grupo. ...
Verificado por especialistas. Para Karl Marx, as classes sociais no sistema capitalista são: Burguesia e proletariado. Sendo que a opressora é a burguesia e a oprimida é o proletariado isto esta relacionado ao que os difere.
Karl Marx faz uma diferença entre a classe em si e a classe para si. No caso da classe para si, o grupo sabe que tem aspirações e oposições em comum. O grupo tem consciência de ser uma classe e tem consciência da importância dos interesses de classe.