-Militares e analfabetos não poderiam votar, o voto feminino foi mantido e sua idade mínima reduzida para os 18 anos de idade. -O Partido Comunista foi posto na ilegalidade e todos os funcionários públicos pertencentes ao mesmo partido foram exonerados.
Não se restringindo ao campo econômico, a aliança do governo Dutra junto ao governo norte-americano também repercutiu em ações políticas de natureza autoritária. ... Mais uma vez, assim como em 1945, o cenário político nacional experimentava a carência de líderes políticos nacionais.
Resposta. Durante o período da guerra fria o Brasil era presidido por João Goulart (Jango), que desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Além disso Jango fortaleceu os movimentos sindicais, estudantis, camponeses e populares.
O Brasil na Guerra Fria, mas precisamente no início dela, era governado por João Goulart, nesse período ele buscou uma aproximação com a União Soviética. ... Sua política preocupou bastante a classe burguesa do Brasil e os investidores estadunidenses, esse clima era propício para um golpe de estado.
Resposta: O Brasil então integrou o bloco capitalista e também ocorre o rompimento de relações com a U.R.S.S. (União Soviética) e ouve o aumento de dependência dos Estados Unidos .
Resposta. A condecoração de Che Guevara com o Cruzeiro do Sul, feita pelo presidente Jânio Quadros e as visitas do Presidente João Goulart à China.
Interferiu diretamente, pois com a guerra fria ocorreu às grandes ditaduras, no Brasil com o golpe e ascensão do governo militar, na Argentina com Peronismo, no Chile também ocorreu golpe e atrocidades como as torturas, a aniquilação da classe intelectual, censura de imprensa e uma enorme quantidade de pessoas que ...
No Brasil, a Guerra Fria também trouxe consequências marcantes. Uma delas foi o rompimento de relações diretas com a URSS e, consequentemente, o aumento da dependência com os Estados Unidos. Além disso, durante esse período, ocorria em nosso país a Ditadura Militar.
A Ditadura Militar se relaciona com a Guerra Fria como um de seus eventos mais comuns, sendo o Golpe justificado pela "defesa" do Brasil contra a "ameaça comunista". Na época o mundo estava profundamente ideologicamente dividido.
A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial ocorreu em 1917, após navios brasileiros terem sido torpedeados por submarinos do Império Alemão. O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos.
37.) É de se esperar que conflitos de interesse entre as grandes potências venham a surgir no futuro da mesma forma como surgiram no passado, e não existe no mundo uma autoridade com o poder de adjudicar esses conflitos [...]