A maior contribuição de Mendel para a biologia foram as Leis de Mendel. Seu estudo sobre genética é utilizado até hoje. ... Sempre interessado pelos mistérios da ciência, se dedicou aos estudos da meteorologia e também dos fenômenos biológicos de plantas e animais.
Ao estudar a herança de duas ou mais características combinadas (como, por exemplo, a cor e a forma das sementes), Mendel formulou a segunda lei ou lei da segregação independente dos fatores, que diz: os alelos de dois ou mais genes de um indivíduo segregam-se independentemente, combinando-se ao acaso nos gametas.
Há 150 anos, em 1866, foi publicado um trabalho que ficou conhecido como a base da genética: “Experimentos em hibridização de plantas”, de Gregor Johann Mendel.
Resposta. Na época em que Mendel realizava o cruzamento com ervilha seu trabalho nao foi valorizado pois o mundo cientifico da época nao soube avaliar a importancia do seus experimentos.
Mendel descobriu um princípio genético fundamental: a existência de características é devida a um par de unidades elementares de hereditariedade, hoje conhecidas como genes. No entanto, o seu trabalho foi ignorado a maior parte da sua vida por contradizer a opinião darwiniana da época. Espero ter ajudado!