No mercado de fatores de produção, é definido as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.
Para um monopolista, o preço excede o custo marginal. O lucro é igual à receita total menos o custo total. O monopolista receberá lucro econômico sempre que o preço for maior que o custo total médio. Em contraste com uma firma competitiva, o monopólio determina um preço acima do custo marginal.
Preço natural = é o valor dos produtos, tendo por base o custo de sua produção, somando-se o trabalho, lucro e renda presentes no processo produtivo. Preço de mercado = é o preço exercido diante da comercialização do produto, totalmente influenciada pela oferta e demanda do mercado.
Assim, Smith afirmou que o pré-requisito para qualquer mercadoria ter valor era que ela fosse produto do trabalho humano. Smith conclui que o valor do produto era a soma de três componentes: o salário, os lucros e os aluguéis. ... Smith estabeleceu distinção entre preço de mercado e preço natural.
Smith associa o preço real da mercadoria à ideia de valor. Se o homem é rico ou pobre conforme a quantidade de serviço alheio que está em condições de encomendar ou comprar, o valor de uma mercadoria é a quantidade de trabalho que a mesma permite comprar ou comandar.