Transmissão do HPV Via de regra, o HPV é transmitido durante o sexo, seja ele vaginal, anal ou oral. Até mesmo a masturbação pode levar ao contágio. Esse vírus fica alojado em qualquer parte da região genital, não só na vagina e no pênis. Vulva, períneo, bolsa escrotal e região pubiana também podem alojar o HPV.
Ter menos parceiros sexuais e evitar relações sexuais com pessoas que tiveram muitos parceiros ajuda a diminuir o risco de uma pessoa de contrair o HPV. O uso do preservativo pode ajudar a prevenir o HPV, mas o vírus pode estar presente em áreas da pele que não são cobertas pelo preservativo.
Como pego HPV? O HPV é transmitido através do contato direto com pele e mucosas. Os tipos de HPV que infectam a região genital e anal, boca e garganta são transmitidos principalmente através do contato sexual. Atualmente, a infecção por HPV é a infecção de transmissão sexual (IST) mais frequente no mundo.
Cauterização do colo do útero A cauterização do colo do útero é um tipo de tratamento também indicado no HPV, principalmente quando é verificado no exame papanicolau, no caso das mulheres, a presença de lesões uterinas causadas pelo HPV, mesmo que não existam verrugas genitais.