Em 10% dos pacientes, a pele é normal, não ocorre espessamento e é denominado esclerodermia sine-esclero. O diagnóstico é feito na presença do fenômeno de Raynaud e acometimento de órgãos, como o esôfago e o pulmão, associado à presença de autoanticorpos específicos da doença.
O envolvimento de outros órgãos, tais como o coração e os rins, também é muito importante para o prognóstico. No entanto, não existe nenhum exame de sangue específico para a esclerodermia.
Classicamente, a doença pulmonar na esclerose sistêmica é descrita pelas evidências de fibrose acometendo as porções periféricas, posteriores e basais dos pulmões, com alterações inicialmente sutis que progressivamente aumentam e acometem os dois terços inferiores pulmonares, semelhante às apresentações da fibrose ...
Doença degenerativa da coluna (cervical, dorsal ou lombar) faz parte do envelhecimento. Ela acomete as vértebras, os discos intervertebrais e os ligamentos da coluna. Não se trata em si de uma doença. As alterações, em geral, começam a parecer por volta dos 30 anos e progridem por toda a vida.
O angiomiolipoma renal é um tumor raro e benigno que afeta os rins e é composto por gordura, vasos sanguíneos e músculos....Principais sintomas
Quando os exames solicitados pelos médicos revelam a presença de nódulos sólidos ou de uma massa no interior do rim, provavelmente trata-se de um tumor maligno. Sendo assim, raramente a biópsia é indicada antes de ser realizada a cirurgia.
Os tratamentos mais utilizados incluem: Cirurgia: é utilizada especialmente para nódulos com mais de 3 cm e nos casos de nódulo maligno para retirar todas as células de câncer, mas também pode ser usado para tratar nódulos benignos quando provocam dificuldade para respirar ou engolir, por serem muito grandes.
Neoplasia é o crescimento descontrolado das células formando um tumor. Quando isso acontece nos rins, elas são chamadas neoplasias renais. Podem ser benignas ou malignas (cancerígenas). Aproximadamente 85% das neoplasias encontradas no órgão são malignas.