Há quatro demonstrações financeiras básicas: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Cada usuário ou Stakeholder pode ter um interesse diferente ao fazer a análise das demonstrações. ... Outros usuários que podemos citar são os fornecedores e os clientes. Os fornecedores necessitam de informações acerca da capacidade de pagamento das empresas para as quais fornecem.
São eles:
- Apresentação de índices: Apresentar índices onde cada dado trás um resultado prático, ex: índices de liquidez, capital próprio e de terceiro, rentabilidade, etc. - Utilização de Gráficos e Tabelas: Caso seja necessário, a utilização destes recursos permite mais facilidade de entendimento.
O Balanço Patrimonial é o indicador mais verdadeiro de como está o patrimônio em determinado período. O termo “balanço” vem pela busca de equilíbrio entre os números do Ativo e do Passivo + Patrimônio Líquido, e seu objetivo principal é fornecer uma visão geral da situação econômica e financeira da empresa.
declaração dos diretores de que reviram, discutiram e concordam com as demonstrações financeiras; e. ... relatório anual resumido do comitê de auditoria, se houver.
Demonstrações contábeis consolidadas são as demonstrações contábeis de uma entidade econômica apresentadas admitindo-se que sejam uma única entidade.
Tudo aquilo que se utiliza para comprovar a veracidade ou autenticidade de alguma coisa; prova.
A análise das demonstrações financeiras, independentemente do ramo de atividade e do porte da empresa, indica os pontos fortes e fracos do desempenho operacional e financeiro. O conhecimento desses pontos, por sua vez, pode ser usado para melhorar o desempenho empresarial ao corrigir as falhas detectadas.