Foi discípulo de Parmênides (510-470 a.C.), defendendo a filosofia de seu mestre sobre os estudos do ser, da razão e da lógica. ... Para o filósofo grego Aristóteles, ele foi o criador do método dialético. Além da filosofia, Zenão foi professor e se envolveu com a política.
Ainda, o paradoxo de Aquiles e a Tartaruga. Nesse caso, Zenão propunha uma corrida imaginária entre Aquiles e a tartaruga, que por ser mais lenta saía na frente. Zenão dizia que a tartaruga sempre estaria um passo a frente de Aquiles de modo que ele nunca a ultrapassaria.
Com os paradoxos da Dicotomia e Aquiles, Zenão buscava ruir a crença da continuidade do movimento, ou seja, seus paradoxos iam de encontro com a infinita divisibilidade do espaço. Neste paradoxo, bem como no da Dicotomia, mistura-se a ideia de distância infinita com distância infinitamente divisível.
Zenão de Eleia
"O que a tartaruga falou para Aquiles", escrito por Lewis Carroll em 1895 para o jornal filosófico Mind, é um curto dialogo que problematiza os fundamentos da lógica. O título é uma alusão a um dos paradoxos do movimento de Zenão de Eléia que diz que Aquiles poderia nunca ultrapassar a tartaruga em uma corrida.
Eleia, Marina di Ascea, Itália
Resposta. Zenão de Eléia é conhecido sobretudo pelos paradoxos formulados basicamente sobre a tese da impossibilidade do movimento, que hoje são conhecidos como paradoxos de Zenão. ... Os paradoxos mais famosos de Zenão são os que buscam demonstrar a inexistência do movimento.
Desejar a morte para o filósofo, não é cometer violência contra si mesmo, de acordo com o Fédon 61. d. A partir dessa premissa, pretende-se compreender o conceito de morte como aprendizado para a filosofia, não somente no Fédon, mas à luz de alguns textos de Sêneca e de alguns filósofos pertencentes ao Estoicismo.
Marina di Ascea, ItáliaEleia
Zenão defendeu a mesma arché de Parmênides: o ser racional e imutável.
A República
Zenão
O estoicismo é uma tradição filosófica que prega uma ética da busca da vida boa e a felicidade. Desse modo, os estoicos também definem o que é essa vida. Conforme o estoicismo, sábio e feliz é o indivíduo que consegue se sintonizar com o fluxo dos acontecimentos sem se abalar com nenhuma adversidade.
Os estoicos tinham uma série de técnicas pra alcançar os seus objetivos, mas só vou falar aqui do que eles chamavam de visualização negativa, a técnica que considero mais fácil de usar e mais poderosa.
Os principais representantes do estoicismo foram:
adjetivo, substantivo masculino [Filosofia] Algo ou pessoa que é partidária do estoicismo. Algo ou alguém caracterizado pela rispidez; que permanece fiel aos seus princípios. Algo ou alguém que demonstra resignação diante de alguma situação trágica ou à frente de um grande sofrimento.
O Neoplatonismo foi uma corrente filosófica, metafísica e epistemológica de alento platônico, que se desenvolveu durante a crise Império Romano do século III e IV e abordou questões filosóficas e religiosas.
O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.
Exercícios em estoicismo para você praticar Inspirando-se nas Meditações, de Marco Aurélio, escreva seu próprio diário filosófico (como ensinaram Sêneca e Epiteto). Antes de ir para a cama, reflita sobre as coisas mais importantes que aconteceram naquele dia, coisas que são importantes em termos da sua ética pessoal.
Os estóicos pensam em como eles podem se tornar melhores a cada dia, como superar os problemas e como transformar esses problemas em oportunidades. O estoicismo não é um conjunto de teorias sobre como o mundo funciona ou deixa de funcionar, é um conjunto de reflexões, dicas e práticas para viver melhor.
Seja humilde e aberto a novos conhecimentos. Aprenda com cada oportunidade, mas não tente ser um sabe-tudo. Ninguém aprende quando acha que já conheceu tudo o que podia conhecer. A sabedoria é uma das principais virtudes do Estoicismo, além de ser necessária para as pessoas admitirem que não são perfeitas.
Quer saber mais sobre o Estoicismo? Esta filosofia foi criada na Grécia Antiga pelo filósofo Zenão de Cítio, no século III a.C. Segundo ele, para se viver uma boa vida, isto é, com paz de espírito e virtude, deve-se entender e aceitar a ordem da natureza.
Para se alcançar a felicidade segundo o estoicismo é preciso:
De acordo com o estoicismo, há uma Razão Divina que rege o mundo exatamente como ele deve ser. Atribui-se a isso a noção de Destino, imutável e soberano. Assim, a chave para a felicidade dos estoicos é conformar-se com a vontade do Destino, adequando nossos desejos ao que foi reservado para nós.
Inicialmente, o estoicismo era tido como uma escola marginal. Seu percursor, Zenão, era estrangeiro e por conta disso a “elite” da Grécia não o enxergava com bons olhos. As aulas eram ministradas de baixo das stoás, isto é, das grandes construções atenienses que serviam de porta de entrada dos ambientes.
Essa é a visão de amor-fati segundo nietzsche. É feliz porque o jubilo não vem pela conquista, mas sim pelo de que podemos vivenciar a vida como ela é. ... Então vc se felicita por pertencer a oportunidade da existencia e, sendo assim, todo destino é bom.
Podemos afirmar que o texto de Epicteto pode ser considerado um exemplo da atividade construtiva típica da Filosofia porque busca a valorização da razão e do conhecimento, colocando de lado os achismos e o senso vomum.
A felicidade segundo o estoicismo consiste em compreender que não se pode alterar os eventos do mundo e assim, adequar a nossa vontade a estes, ansiando apenas as coisas que dependem unicamente de nós mesmos e buscando eliminar ao máximo nossas paixões, para que se possa alcançar assim a ataraxia (ausência de ...
Resposta. De acordo com a própria definição de estoico, esse encara a realidade de forma resignada (não se expõe), é firme e senhor de si mesmo diante de uma situação, quer seja inusitada, quer seja cotidiana.