Quando eles estão no estado sólido, os elétrons estão fortemente unidos, mas quando dissolvidos na água ocorre a dissolução do composto e a existência de íons em meio ao processo possibilita que os mesmos tenham liberdade para se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, promovendo, assim, a condução de eletricidade.
Como o KCl é formado por uma ligação iônica isso vai permitir que quando dissolvido em água ocorra um processo de separação dos ions (cation e ânion) para polos opostos, criando assim uma polaridade. Com isso a possibilidade de conduzir eletricidade em meio aquoso vai existir (uma propriedade da ligação iônica).
A solução de sacarose conduz corrente elétrica, devido à formação de ligações de hidrogênio entre as molé- culas de sacarose e água. ... A sacarose é um composto constituído de moléculas e suas soluções aquosas não conduzem corrente elétrica, pois as moléculas neutras de sacarose não contribuem para o transporte de cargas.
Verificado por especialistas Em solução aquosa o mesmo se ioniza apresentando íons livres e com isso conduzirá corrente elétrica. Já no estado sólido os íons estão presos e com isso não conduz corrente elétrica.
Para que possa conduzir eletricidade é necessário formar pólos ( negativo e positivo), então quando o NaCl está em solução aquosa ele sofre dissociação iônica,que consiste na formação dos íons Na+ e Cl-, ou seja, pólos. Fazendo com que assim possa conduzir eletricidade.
Para que os materiais semicondutores possam conduzir corrente elétrica é necessário que seus átomos se agrupem para ganhar estabilidade. Isso ocorre quando há ligações químicas covalentes nas quais os átomos passam a ter oito elétrons e se tornam condutores de eletricidade.