Inibir a aceleração com o uso de aspirina costuma ser suficiente. Contudo, pessoas que têm risco de trombose ou plaquetas superiores a 1.
O excesso de plaquetas, as quais são essenciais para a coagulação do sangue, pode fazer com que ocorra a formação espontânea de coágulos, que provocam a obstrução do fluxo sangüíneo através dos vasos.
Confira quem deve aguardar para doar sangue. Medicamentos – Pessoas que tomam remédios para pressão, que agem no sistema nervoso central, ou toma remédio para acne, psoríase, próstata e calvície não podem doar sangue.
Quem toma anticoncepcional, anti-hipertensivo (a maioria deles) ou diurético, por exemplo, pode doar normalmente também. 6 – Não posso doar sangue no período menstrual? Mito: O fluxo menstrual não influencia de forma alguma a coleta do sangue.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária....Bibliografia Selecionada.
O uso de Glifage XR (metformina) não contraindica a doação de sangue. Pode fazer a doação sem problemas.
Os diabéticos, dependentes ou não da insulina, não podem doar sangue porque têm maior probabilidade de apresentar alterações do sistema cardiovascular que podem levar a complicações durante a doação de sangue.
Os especialistas recomendam que as pessoas com Diabetes incluam ovos como parte de uma dieta saudável. Diabetes pode afetar o equilíbrio do colesterol LDL (ruim) e HDL (bom) no corpo. Ter Diabetes pode colocar uma pessoa em risco aumentado de doença cardíaca.
Pessoas com diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e hepatite B e C, entre outras doenças, podem passar a ser reconsideradas como potenciais doadoras de órgãos para diminuir a fila de espera por transplantes no Brasil. Órgãos de pessoas mais idosas também poderão ser aproveitados.
Portaria do Ministério da Saúde determina que sejam descartados os possíveis doadores que tenham tatuado o corpo nos últimos 12 meses. ... Se esta não souber informar há quanto tempo foi feita a tatuagem, a doação é descartada.
O doador em vida, por sua vez, deve ter mais de 21 anos e boas condições de saúde. A doação ocorre somente se o transplante não comprometer suas aptidões vitais. Rim, medula óssea e parte do fígado ou pulmão podem ser doados entre cônjuges ou parentes de até quarto grau com compatibilidade sanguínea.
O doador falecido nesta condição pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Portanto, um único doador pode salvar inúmeras vidas. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.
Se você precisa de um rim, medula óssea ou parte do fígado, um familiar ou amigo pode ser doador. Antes da doação, no entanto, eles devem ser submetidos a uma bateria de exames de compatibilidade, sempre sob a orientação de médicos, para determinar esta possibilidade. Uma pessoa é doadora e vem a falecer.