O conjunto dos Números Complexos é um conjunto de grande importância para o desenvolvimento do ensino da matemática, pois o mesmo desvendará o resultado da raiz quadrada de um número negativo e muitos outros resultados de raízes quando o índice for par e o radicando for negativo, também no estudo de Polinômios e ...
Na prática, para se obter o conjugado de um número complexo, trocamos o sinal do coeficiente da parte imaginária. Geometricamente, podemos observar que dois números complexos conjugados têm, respectivamente, partes reais iguais e partes imaginárias simétricas.
Enfim, para determinarmos o oposto de qualquer número complexo, basta multiplicar este número por (-1), ou então invertermos os seus sinais, da parte real e da parte imaginária. Vejamos um exemplo: 1) Determine o oposto de cada um dos números complexos. No caso do conjugado, apenas trocamos o sinal da parte imaginária.
Denotamos que o conjugado de um número complexo z, é z com um traço em cima. Pode ser encontrado em outras literaturas o conjugado de z como z*. Dessa forma, o conjugado para z = x + yi é dado por z* = x – yi.
A adição entre números complexos deve ser feita apenas entre “termos semelhantes”, ou seja, parte real deve ser somada apenas à parte real, e parte imaginária apenas com parte imaginária. Essa mesma regra também é válida para a subtração.