EQST

Como Que A Crie Se Desenvolve?

Como que a cárie se desenvolve?

Ela é causada por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente, formando um pequeno buraco. O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.

Como ocorre o processo de formação da cárie?

As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une à uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.

Quais as fases da cárie dentária?

As fases das cáries dentárias

  • Fase um: Manchas brancas. ...
  • Fase dois: Cárie do esmalte. ...
  • Fase três: Cárie da dentina. ...
  • Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ...
  • Fase cinco: Formação de abcesso. ...
  • Fase seis: Perda do dente. ...
  • Como prevenir a cárie dentária?

Tem como passar cárie?

A cárie é o resultado da "corrosão" do dente pela ação de ácidos. Por isso, não podemos dizer que a cárie seja "transmitida" de pessoa para pessoa, mas bactérias podem passar de uma boca para outra, já que a boca é como um ecossistema que abriga diferentes micro-organismos.

Como é o início de uma cárie?

Sintomas de cárie

  1. Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  2. Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  3. Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  4. Sensibilidade ao tocar num dente;
  5. Gengiva inchada e dolorida.

Quem tem cárie pode beijar?

Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.

Como saber se a cárie chegou na raiz do dente?

Quando o desconforto doloroso provocado não cessa passados alguns minutos – ou quando o problema é contante e não necessita de estímulos para aparecer -, é sinal de que o problema tem como causa a cárie dentária. Outro problema é a infiltração por cárie em raízes tratadas endodonticamente (tratamento de canal).

Quando a cárie atinge a raiz do dente?

A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.

O que acontece quando a cárie chega na gengiva?

Os riscos da cárie não tratada “Elas podem afetar o dente, de ordem local, como abscesso periapical (inchaço com pus que ocorre junto à raiz de um dente e que normalmente provoca dores), necrose pulpar (necrose localizada na polpa do elemento dentário) e em casos extremos, a perda do elemento dental”, explica.

Como é dor de cárie?

"A lesão de cárie também pode ocasionar dor espontânea se a cavidade estiver mais profunda, devido a inflamação da polpa (parte inervada do dente), mais conhecida como pulpite". Já a sensibilidade dentária se dá, geralmente, quando há alguma retração da gengiva, deixando um pouco da raiz exposta.

Como é a dor de cárie?

A dor na cárie pode variar de leve a insuportável . Uma cárie mais superficial pode provocar aumento da sensibilidade. Principalmente ao escovar os dentes ou ao beber bebidas quentes ou frias. Cáries que causam danos mais profundos no dente podem afetar o nervo, provocando dor intensa.

Qual a dor da cárie?

O paciente passa a ter mais sensibilidade no dente, em especial durante a mastigação e ingestão de comidas e líquidos. "Em casos extremos em que a cárie está profunda, tendo atingido o nervo do dente, a dor é extensa, aguda e às vezes ininterrupta”, explica a profissional.

Como saber se é dor de dente?

Ela pode ter causas variadas, mas a verdade é que dor de dente sempre gera um grande incômodo para o paciente. Aqui mostramos os principais causadores da dor aonde destacam-se a cárie, problemas na polpa do dente e na gengiva, desgaste do esmalte e sensibilidade a alimentos frios ou quentes .

Estou sentindo dor no dente e não tem cárie?

Infecção grave na boca Mesmo que não haja cáries, a dor de dente também pode ocorrer quando há uma infecção na boca ou no interior da linha da gengiva. A dor de dente, particularmente uma palpitação constante, pode até ser causada por um dente com abscesso ou rachado, embora não haja aparência externa da infecção.

Estou com cárie mas não dói?

Apesar de ser um dos sintomas mais conhecidos desse quadro, Daniel afirma que sim, é possível ter cárie sem sentir dor no dente. “A doença cárie se refere ao acometimento da estrutura dentária sã por uma infecção bacteriana que destrói os tecidos duros que compõem o dente”, explica.

O que é cárie oculta?

O que é a cárie oculta? Para começar a compreender sobre esse tipo de cárie, a profissional definiu ela: “O termo cárie oculta vem sendo utilizado para descrever lesões de cárie na dentina sob superfície do esmalte dental, que aparentemente está saudável, porém desmineralizado por dentro”, afirma.

Como saber se tenho cárie interna?

Dessa forma, o paciente que sofre com o problema costuma relatar os seguintes incômodos:

  1. dor constante no dente;
  2. mau hálito;
  3. hipersensibilidade a alimentos e substância em temperatura quente ou gelada;
  4. inchaço na gengiva;
  5. desconforto ao mastigar alimentos;
  6. incômodo ao passar o fio dental entre os dentes;

Como evitar cárie oculta?

Mas em casos mais avançados, o paciente com cárie oculta pode passar pelo tratamento de canal — remoção da polpa do dente contaminada pela ação bacteriana — e até pela extração dentária.

Como saber que tenho uma cárie profunda?

Veja agora nossa lista com os 7 sintomas da cárie que precisam de sua atenção e que merecem uma avaliação do seu dentista!

  1. Dor de dente constante. ...
  2. Maior sensibilidade dental. ...
  3. Incômodo na hora da mastigação. ...
  4. Mau hálito. ...
  5. Manchas nos dentes. ...
  6. Inchaço nas gengivas. ...
  7. Presença de orifícios nas regiões cariadas.